DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS DIDÁTICO-MATEMÁTICO PELOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

  • Autor
  • EDSON CRISOSTOMO
  • Co-autores
  • RONALDO DIAS FERREIRA , DAYANE ANDRADE QUEIRÓZ , ELDER OLINTO DE MORAIS
  • Resumo
  •  

    Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar os conhecimentos didático-matemáticos desenvolvidos pelos futuros professores de matemática, especialmente dos participantes do Programa de Residência Pedagógica, a partir da elaboração, implementação e valoração de atividades de intervenção formativa. O referencial teórico consite no modelo de Conhecimentos Didático-Matemático, proposto pelo Enfoque Ontossemiático da Cognição e da Instrução Matemática. Dentre os principais resultados, ressaltamos a diversidade de enfoques teóricos utilizados nas pesquisas centradas na formação de professores de matemática e a necessidade de ferramentas teóricas e analíticas para realização de análise dos conhecimentos desenvolvidos pelos futuros professores de matemática.

     

  • Palavras-chave
  • Formação de professores de matemática, Conhecimentos Didático-Matemáticos, Programa de Residência Pedagógica
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 5. Educação Matemática
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica