A PRÁTICA DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO:
O pensar filosófico como condição à “Fuga da Caverna”
A proposta do trabalho é pensar o ensino de filosofia a partir de práticas pedagógicas que busquem desenvolver a autonomia do aluno no processo de aprendizagem, para tanto é importante observar os aspectos que envolvem às mesmas. O que nos faz pensar sobre o ensino de Filosofia é a perspectiva que esta disciplina traz em si uma peculiaridade inerente, ele estuda os problemas gerais fundamentais do ser, assim entender a sua funcionalidade.
O desafio a ser enfrentado nos tempos atuais diz respeito à possibilidade de desenvolver um conhecimento voltado para uma prática mais ativa. A situação problema que norteia essa pesquisa diz respeito as práticas pedagógicas das aulas de Filosofia do ensino médio, sendo assim a intensão é realizar estudos, discutir e analisar as contribuições das práticas pedagógicas na construção da autonomia dos alunos da Escola Pública “X”. Quanto a natureza da pesquisa esta pode ser considerada como aplicativa, por buscar conhecimentos específicos direcionados a solução de problemas referente à prática pedagógica do ensino de Filosofia, bem como explicativa por esclarecer tais práticas sendo feitas por meio de estudos bibliográficos.
O trabalho em questão tem por objetivo analisar as contribuições das práticas pedagógicas no ensino de Filosofia por meio da leitura e produção de escrita de textos filosóficos, que possam colaborar na construção da autonomia a ponto de despertar o exercício do pensar filosófico. Discutir quais os aportes e mediações que possam oferecer o desenvolvimento do ensino/aprendizagem como foco na autonomia.
Seguindo o esboço a ser desenvolvido os procedimentos técnicos utilizados na pesquisa bibliográfica fundamentada em estudos e materiais já elaborados. O levantamento será através da assimilação direta das observações feitas durante o percurso das atividades já realizadas. A pesquisa participante, visa o envolvimento das partes com a elaboração de atividades e ações básicas nas quais os grupos serão envolvidos. Por ser um trabalho que pretende interferir na realidade da prática pedagógica, verificando e propondo soluções, através do projeto de intervenção que corrobore com os objetivos propostos no desenvolvimento das práticas pedagógicas. Todo o ensino de Filosofia com a construção da autonomia que favorece o exercício do pensar e a relação consigo com o outro e com o mundo de maneira a sentir-se à vontade para desenvolver o pensamento crítico e transformador.
O ensino de filosofia é de suma importância na formação do indivíduo crítico é a partir desse que somos levados a refletir e indagar, nos tornando ainda mais críticos. Essa relevância está no fato da Filosofia ser provocativa, indagadora; grandes questões são levantadas a partir desta, nela está a formação do ser argumentativo, retórico e criativo. Assim a filosofia como disciplina tem por função estimular o pensamento reflexivo proporcionando um pensar que desenvolva a autonomia.
Como referencia critica utilizaremos Paulo Freire e o comportamento problemático que este produz em torno do conceito de educação libertadora expandindo esse conceito, não só para a educação básica, mas também para pensar o ensino superior (Graduação). Certos de que esta deverá formar um docente capaz de sair das sombras por meio da reflexão crítica, criativa e corajosa. Assim vamos pensar o conceito de autonomia sobre a perspectiva de uma educação capaz de libertar as amarras do saber transmitindo, que este seja ponto de partida para as novas criações de caminhos capazes de transcender seus conhecimentos. Será essa a trajetória seguida no presente trabalho de pesquisa, que se propõe a discutir as práticas pedagógicas do ensino de Filosofia no ensino médio. Propor como trabalho de intervenção, atividades inovadoras que permitam e motive o exercício do pensar a partir de práticas mais acessíveis a compreensão dos alunos e alunas da escola pública, onde a arte ensinar, numa busca transformadora seja prazerosa.
Rever os fundamentos do ensino de Filosofia bem como suas práticas pedagógicas em busca de novos sentidos e aprimoramento de saberes acerca de um aprendizado mais critico que leve em consideração experiências vivenciadas pelo aluno/aluna, possibilitando o reconhecimento do seu meio e provocando mudanças em sua realidade, usando os conhecimentos como instrumento de liberdade e autonomia. Visto que o processo de aprendizagem envolve ação tanto de quem ensina quanto de quem aprende este é uma pratica dialética e por tanto é fundamental na construção de novos saberes, onde o sujeito se torna responsável e também conhecedor dos métodos para ensinar dentro de uma concepção de sujeito em construção.
A educação como produção de conhecimento trada em conjunto com a teoria e prática no processo educacional onde o professor e aluno são sujeitos ativos no processo ensino/aprendizagem. Com as novas tecnologias pode se trabalhar de forma mais elaborada, despertando a curiosidade em busca de fundamentos científicos que ampare o objeto de ensino/ aprendizagem. Para tal é necessário que esse processo de construção da autonomia esteja enraizado no rigor epistemológico, além de possuir uma abertura em direção ao conhecimento.
A ideia é problematizar o trabalho de intervenção através da leitura e da produção de escrita de textos filosóficas tendo em vista que estas são elementos necessários no processo de ensino/aprendizagem como meio de construção de conhecimentos. No que diz respeito a atividade Filosófica em sala de aula estes são elementos de fundamental importância para o desenvolvimento do modo de pensar, desta forma pretendemos até o final desse trabalho entender as perspectivas que envolvem as práticas pedagógicas no ensinar e aprender de maneira reflexiva sobre os valores sociais, culturais, econômicos e políticos que envolvem a pratica pedagógica do ensino de Filosofia, possibilitando o desenvolvimento de ações transformadoras.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica