A IMPORTÂNCIA DO USO DO LUDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • IVANISE MELO DE SOUZA
  • Co-autores
  • Elane Bernarda Madureira Lopes. , Guiomar Damásio Silva dos Reis
  • Resumo
  •  

     

    Este estudo teve como  principal objetivo averiguar se os professores utilizam o lúdico como estratégia de ensino na Educação infantil. Esta pesquisa desenvolveu-se numa perspectiva qualitativa de caráter exploratório, cujo procedimento foi pesquisa de campo e bibliográfica. Os instrumentos de coleta de dados foram à observação e o questionário. Por meio dos resultados apresentados na pesquisa pode se constatar que as professoras utilizam o lúdico em sala de aula e que reconhecem a sua importância no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. No entanto, pode se constatar ainda a necessidade premente da formação continuada dos professores para trabalhar com o lúdico em sala de aula, o apoio da escola no planejamento e efetivação de uma prática pedagógica significativa visando a formação integral das crianças na educação infantil.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil. Lúdico. Ensino- aprendizagem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 12. Educação Infantil
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica