Este relato tem o intuito de descrever o caminho percorrido durante um projeto realizado numa escola pública de Montes Claros/MG, que teve como objetivo principal analisar se e como os estudantes do 4ºano do Ensino Fundamental desta escola reconhecem a integração da Educação Física e a Matemática por meio do Jogo da Amarelinha. Como problema norteador deste projeto temos: Como e se os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental percebem a relação entre as disciplinas Educação Física e Matemática por meio do jogo da amarelinha? A fim de atingir o objetivo principal, e utilizando como referenciais teóricos: Beane (2003), Lopes e Macedo (2002) e Smolle e Diniz (2000), procuramos por meio do projeto problematizar junto a estes estudantes sobre o que trabalhamos na Educação Física que nos remete a conceitos matemáticos, e vice-versa; conceituar sobre as habilidades do Jogo da Amarelinha e sua relação com a Matemática; realizar um Mini Campeonato de Amarelinha, incentivando os alunos da importância do lúdico na aprendizagem de algumas habilidades de Educação Física e de Matemática e realizar um questionário avaliativo para os alunos sobre o projeto. Por meio de atividades práticas e teóricas realizadas durante a aplicação do projeto, pontuamos que foi possível verificar por meio dos registros o quanto essa aproximação da Educação Física com a Matemática foi perceptível aos alunos. Isso foi possível ao passo que estes alunos conseguiram aliar o movimento corporal do jogo da amarelinha com os números, espaço e formas da Matemática presentes neste jogo a partir de uma problematização sobre essa integração das disciplinas. Para além de um projeto escolar, reiteramos que esta foi uma oportunidade ímpar de colocar em prática o conhecimento construído no Mestrado em Educação da Unimontes/MG, além de estar relacionado à nossa pesquisa neste curso. Por fim, a relevância desta experiência relatada para o campo da pesquisa em educação e na prática quotidiana das escolas, se encontra nessa aproximação do ensino acadêmico ao chão da escola. Pois ao trazermos possibilidades claras para a melhoria da aprendizagem global do aluno, não estamos preocupadas com a transmissão do conhecimento de forma isolada somente, mas sim com a relevância social que esta investigação possa promover nas práticas diárias dos professores, bem como na escola como um todo e junto a outros professores que queiram desenvolver o projeto em outras escolas. Ademais, esperamos contribuir para futuras reflexões sobre as práticas escolares e outros estudos, firmando nosso compromisso com as demandas reais destas práticas.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica