: O presente estudo, intitulado “Formação de professores: desafios e possibilidades sobre os saberes teóricos e práticos no processo formativo do acadêmico de pedagogia” apresentou o problema: quais são os desafios e as possibilidades em relação aos saberes teóricos e práticos no processo formativo do acadêmico de pedagogia? Nessa perspectiva, o objetivo geral consistiu em “analisar os desafios e as possibilidades sobre os saberes teóricos e práticos no processo formativo do acadêmico de pedagogia para o exercício da docência” e como objetivos específicos, buscou-se, analisar se os saberes teóricos e práticos que permeiam o curso de pedagogia contribuem para o processo formativo do acadêmico; identificar como o professor no exercício da docência do ensino fundamental relaciona a teoria e a prática para facilitar o processo de aprendizagem do aluno e por fim, apontar os desafios e as possibilidades que o professor encontra em relacionar a teoria e a prática no exercício da docência. Utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, bibliográfica e de campo, que como instrumento de coleta de dados apresentou um questionário, que foi validado e aplicado. Participaram dessa pesquisa seis professoras efetivas do 1º ao 5º ano de três escolas de Paracatu/MG; para atingir o objetivo proposto foi feito uma pesquisa bibliográfica baseada em autores, como: Imbernón (2001 e 2010); Libâneo (2005 e 2007) e Nóvoa (1991, 1992, 1997 e 2003). Após a realização da pesquisa, a análise e interpretação dos dados coletados foram feita a luz do referencial teórico. Por meio dessa pesquisa, foi possível compreender que os saberes teóricos abordados no curso de formação de professores, bem como os saberes práticos contribuem para uma prática pedagógica satisfatória.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica