Projeto educacional de intervenção: Prática para superação das dificuldades ortográficas

  • Autor
  • Lígia Maria dos Santos
  • Co-autores
  • Stéfany Caroline Lopes Alves , Tawany Freitas de Jesus , Gisele Cunha Oliveira
  • Resumo
  • Este trabalho tem por objetivo discutir sobre prática para a superação das dificuldades ortográficas apresentadas por alunos do ensino fundamental II. Para tal, foi realizado um projeto educacional de intervenção através do Sub Projeto Alfabetização e (Multi) Letramento, pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Estadual de Montes Claros, do curso de Pedagogia. Foram realizadas diversas atividades e metodologias com o intuito de diminuir ou cessar tais erros ortográficos e gramaticais dos alunos. Como resultados dessa intervenção cerca de 30% dos alunos ainda permaneciam com tais dificultais e 70% conseguiram superar. Por conclusão, é notório que as dificuldades ortográficas apresentadas no início não foram totalmente superadas, permitindo-nos a reflexão das práticas e/ou interesse/desinteresse dos alunos.

  • Palavras-chave
  • Dificuldades ortográficas, multiletramento, ensino fundamental
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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