Educação Matemática no Ideário da Escola Nova no Norte de Minas Gerais (1920-1970): outras leituras

  • Autor
  • Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
  • Co-autores
  • Richardson Oliveira Lima , Sarah Viana de Oliveira Matos
  • Resumo
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    A presente pesquisa de Iniciação Científica Voluntária (ICV), iniciada em agosto de 2019, se propõe a investigar representações, apropriações e práticas de ensino da Matemática produzidos na confluência entre os discursos oficiais e a cultura escolar constituída por professores de Montes Claros e região Norte Mineira, no período de 1920 a 1970. Trata-se de um subprojeto de uma pesquisa, de amplo espectro, denominada “História da Educação no Norte de Minas: uma imersão na Escola Nova (1920-1970)”, que tem como objetivo reconstituir as faces da História da Educação, discutindo representações, apropriações e práticas orientadas pelo movimento da Escola Nova em Montes Claros e na região Norte Mineira. A investigação é de abordagem qualitativa, valendo-se de procedimentos e técnicas de pesquisa bibliográfica e documental.

  • Palavras-chave
  • Escola Nova. Práticas de Ensino da Matemática.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 5. Educação Matemática
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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