TRANSFORMAÇÃO E/OU REPRODUÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA OS ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE NO NORTE DE MINAS GERAIS (2006 - 2016)

  • Autor
  • Hosmaria Aparecida Souza Aguiar Maia
  • Co-autores
  • José Normando Gonçalves Meira
  • Resumo
  • TRANSFORMAÇÃO E/OU REPRODUÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA OS ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE NO NORTE DE MINAS GERAIS (2006 - 2016)

     

    Hosmária Aparecida Souza Aguiar Maia

    Mestranda - Unimontes

    hosmaria@yahoo.com

     

                                                                                           Dr. José Normando Gonçalves Meira

    Prof. Pós Gradução em Educação – Unimontes

    meirajng@gmail.com

     

    Este estudo pretende discutir as funções da educação escolar para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de privação de liberdade, no norte de Minas Gerais. O recorte temporal será do período de 2006, quando a unidade de internação no Norte de Minas Gerais foi fundada, momento que se iniciava a discurssão em torno do Projeto de Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE, a 2016, momento de garantias das normativas previstas na Lei Federal SINASE e demais legislações educacionais. O objetivo é de problematizar as funções sociais da escola, tendo, inicialmente, como referencial teórico autores: Pierre Bourdieu (1999); Dermeval Savian (1983); Paulo Freire (2001); e Antônio Carlos Gomes da Costa (2008). Fundamentado nesses autores e na legislação vigente no período a ser estudado, para analisar a educação praticada na medida socioeducativa. A metodologia utilizada será a bibliográfica, para  necessária fundamentação teórica, análise documental, e levantamento de fontes[1][1] que encontra-se na sua fase inicial.

    Palavras-chave: Escolarização. Privação de Liberdade. Transformação ou Reprodução.

     

    Introdução

     

    A pesquisa se justifica pela necessidade de fomentar uma reflexão sobre a relevância da educação escolar e suas funções no espaço de privação de liberdade, isto é, refletir de forma crítica sobre os reais objetivos e fins educacionais na socioeducação e suas transformações históricas.

    Esta pesquisa reveste-se de significância social ao passo que se insere na defesa pelo direito à Educação do/no espaço da privação de liberdade, e encontra relevância científica e acadêmica ao expandir conhecimentos a respeito de uma temática significativa, bem como fomentar as discussões a respeito da formulação de políticas de formação inicial e continuada de professores para atuação no espaço socioeducativo. Além de pautar-se na realização de uma investigação crítica e imparcial, comprometida com o aporte científico, ético e social.

     

     Referencial Teórico

     

     A educação escolar é um dos eixos estruturadores da medida socioeducativa conforme Sistema Nacional de Atendimento as Medidas Socioeducativas – SINASE (2012), portanto propor estudos acerca do processo de escolarização do sistema socioeducativo de Minas Gerais é um importante passo para refletir as atuais políticas públicas aplicadas nessa área.

     

    Bourdieu (1999) destaca que os mecanismos e objetivos que determinam a função social da escola são de conservar as desigualdades e reproduzir as classes sociais. Assim o sistema escolar “é um dos fatores mais eficazes de conservação social, pois fornece a aparência de legitimidade às desigualdades sociais, e sanciona a herança cultural e o dom social tratado como dom natural”. (BOUDIEU, 1999, p. 41)

     

    Saviani (1983) atribui à escola a função de promover o homem e, nessa perspectiva, propõe melhorias profundas na formação docente e no ensino discente. Nesta perspectiva, promover o homem significa “torná-lo cada vez mais capaz de conhecer os elementos de sua situação a fim de poder intervir nela transformando-a no sentido da ampliação da liberdade, comunicação e colaboração entre os homens”. (SAVIANI, 1983, p. 52)

     

    O educador Freire (2002) aponta duas funções da educação escolar: reproduzir a ideologia excludente, como ao mesmo tempo, se colocar a serviço da transformação do sujeito, pois de posse do conhecimento crítico, o sujeito se transforma e transforma o meio.

     

    Gomes da Costa (2008) ainda destaca que a base é participar, o meio é cooperar e o fim é autonomia dos jovens. A educação escolar deve visar o desenvolvimento da autonomia e o protagonismo juvenil, dando ênfase ao papel mediador do professor, a importância de uma educação comprometida com desenvolvimento humano.

     

    Palavras-chave

  • Escolarização. Privação de Liberdade. Transformação ou Reprodução.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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