Este é um relato de minha experiência pedagógica, como coordenadora de uma instituição de Educação Infantil, com duas turmas do 2º período, ou seja, crianças de 5 anos da Pré-escola. Uma vez que o principal objetivo do trabalho com a literatura é incentivar a leitura e estimular a aprendizagem prazerosa, tendo como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras, acompanhei o desenvolvimento das ações do projeto de literatura infantil “Amigos da leitura”, o qual foi elaborado coletivamente, com a participação de todos os seguimentos da escola, inclusive da comunidade escolar. Contemplava no projeto diversas metodologias, entre elas: leitura de deleite; história contada; lida; dramatizada; recontada e em capítulos. A partir das narrativas, foram introduzidos e trabalhados os conteúdos fundamentais para a faixa etária, compreendidos no plano de ensino. Sendo assim, articulei, assisti, observei e avaliei o trabalho de duas professoras nas suas referidas turmas. Ao final do acompanhamento, percebi que o trabalho realizado pelas duas professoras era distinto, no que se refere à dedicação, compromisso e responsabilidade, o que trouxe, como consequência, uma aprendizagem muito diferente entre as turmas.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica