Ambiente Virtual de Aprendizagem em tempos remotos: uma experiência por meio de aulas gravadas para a aprendizagem no ensino de Língua Inglesa

  • Autor
  • Danielle Ferreira de Souza
  • Co-autores
  • Eliana Ventura dos Santos
  • Resumo
  •  

    A Universidade Estadual de Montes Claros –Unimontes/MG, através do Departamento de Estágios e Práticas Escolares, realiza anualmente, há 16 anos, o Fórum do Programa BIOTEMAS nas escolas de Educação Básica, que representa um espaço de construção coletiva entre as diversas áreas do conhecimento, promovendo um diálogo entre a Universidade e as escolas de Educação Básica. Assim, pensando na importância desse diálogo o Programa Biotemas propôs diversos cursos, entre eles o de inglês instrumental em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB)/Unimontes. O nosso objetivo é analisar como as aulas gravadas podem contribuir para o desempenho do aluno e de que forma isso acontece, bem como se dá a aprendizagem através dessa ferramenta. Devemos levar em conta, que com a pandemia causada pela Covid19, mudanças significativas têm acontecido nos mais diversos aspectos da nossa vida e no meio em que vivemos, e devido à impossibilidade de aulas presenciais, as aulas remotas, autorizadas pela Portaria nº 348 do Ministério da Educação (MEC), têm sido ministradas. Muitos problemas têm sido enfrentados apesar das diversas tecnologias, mas percebemos que soluções também emergem diante das dificuldades. Pretendemos verificar se as aulas gravadas e inseridas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) promoveram a aprendizagem, garantindo um ensino de qualidade na língua inglesa. Esta experiência baseia-se em autores que dissertam sobre ambientes virtuais de aprendizagem e ensino a distância, como Pierre Levy (1996), Marco Silva (2000), L. S. Vygotsky (2001), Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (2003) e Lemos (2003). A pesquisa se deu de forma quantitativa por meio de questionário aplicado para os cursistas participantes com o intuito de analisar se a aprendizagem acontece por meio das aulas gravadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que são softwares específicos da EaD (Educação a Distância) que ajudam no gerenciamento de aulas e possuem várias ferramentas e podem ser tornar verdadeiras salas de aulas virtuais e interatividade.  

     

  • Palavras-chave
  • Ensino e aprendizagem, Educação a distância, Língua Inglesa.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica