O Departamento de Estágios e Práticas Escolares da Universidade Estadual de Montes Claros realiza anualmente o Projeto de extensão BIOTEMAS na Educação Básica, o qual representa um espaço de construção coletiva do conhecimento e um diálogo entre a Universidade e a Educação Básica em Escolas Públicas. Um dos objetivos do programa é contribuir para reformulações de concepções e práticas curriculares da Universidade bem como para a sistematização do conhecimento produzido em benefício da comunidade externa. Entretanto, devido à pandemia Covid19, este ano não foi possível a realização do evento, da mesma forma como ainda não é possível a continuidade das aulas presenciais em qualquer nível de escolaridade, fato que inviabiliza os trabalhos de estágios supervisionados nas licenciaturas. Apesar da Portaria nº 348 do MEC, que autoriza as aulas virtuais, muitos desafios têm sido enfrentados, mas soluções também emergem diante das dificuldades. O objetivo desta comunicação é relatar sobre as experiências dos acadêmicos do curso de Letras Inglês, na disciplina Estágio Supervisionado, desenvolverem um curso online de Inglês Instrumental, ainda em andamento, aberto à comunidade em geral por meio do AVA disponibilizado pela Universidade Aberta do Brasil/Unimontes, que oferece cursos em EaD. Esta experiência baseia-se em autores que dissertam sobre ambientes virtuais de aprendizagem e ensino a distância, como Pierre Levy (1996; 1992), Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (2003) e Paulo Dias (2012). Posteriormente, pretende-se dissertar sobre esta experiência, utilizando uma abordagem qualitativa a partir dos resultados obtidos por meio de ferramentas que possibilitem auferir se os objetivos da proposta foram alcançados.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica