O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIMONTES: HISTÓRIA E MEMÓRIA DOS PROFESSORES

  • Autor
  • Cláudia Aparecida Ferreira Machado
  • Co-autores
  • Rita Tavares de Mello , Káthia Silva Gomes
  • Resumo
  •  

    Este trabalho situa-se no campo da história da educação e teve como objetivo resgatar a história do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). O curso de pedagogia da UNIMONTES foi implantado, em 1964, por um grupo de professores do Norte de Minas Gerais. Esse grupo era constituído por Isabel Rebello de Paula, Maria da Consolação Magalhães Figueiredo, Maria Dalva Dias de Paula, Maria Isabel Figueiredo Sobreira e Maria Florinda Ramos Pina. Além da determinação dessas professoras alguns fatores também contribuíram para essa implementação como: o compromisso do governo estadual, com a iniciativa de políticos do Norte de Minas Gerais, a disponibilidade da Fundação Educacional Luiz de Paula, como mantenedora, sem fins lucrativos, dos primeiros cursos superiores da região e a premente necessidade de qualificação de professores para o ensino básico. Consideramos que a persistência, determinação e a vontade dos professores de continuar a contribuir para o desenvolvimento da região foram fundamentais no processo da evolução e consolidação do Curso de Pedagogia da UNIMONTES e também do ensino superior na região.

     

     

  • Palavras-chave
  • Curso de Pedagogia, História, Universidade Estadual de Montes Claros
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 10. História e Historiografia da Educação
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica