XI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
A pesquisa em Educação: aprofundamento epistemológico e compromisso com as demandas sociais
25, 26 e 27 Nov. 2020 – Montes Claros (MG)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
IMPLICAÇÕES DO LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Este estudo investigará as implicações das habilidades do letramento digital dos acadêmicos e professores do Curso de Pedagogia presencial e seu impacto no trabalho pedagógico. Ele se justifica pela necessidade do uso das TDICs em cursos de Ensino Superior presenciais como ferramentas facilitadoras do trabalho pedagógico apresentando a realização de estudos relevantes no uso das TDICs e a relação com o letramento digital de usuários desses ambientes. A metodologia terá abordagem qualitativa, utilizando-se tecnicas variadas. Serão utilizadas estratégias qualitativas: pesquisa bibliográfica, entrevistas e observações em campo. A Fundamentação Teórica se dará, apoiada em referenciais de estudiosos e seus pares sobre letramento digital e as TDICs. Há uma visível inquietação em relação ao letramento digital e a sua relação nas práticas pedagógicas. Nesse sentido, o resultado desse estudo se dará com análises relevantes para o trabalho pedagógico, fomentando outras formas de aprender e de ensinar, que contrapõem ao modelo tradicional. .
Palavras chave: Letramento Digital. Ensino Remoto. Pedagogia
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica