IMPLICAÇÕES DO LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR

  • Autor
  • Zulma Ferreira de Souza
  • Co-autores
  • Cláudia Aparecida Ferreira Machado
  • Resumo
  •   

                                                                             XI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

                                             A pesquisa em Educação: aprofundamento epistemológico e compromisso com as demandas sociais

     

                                                                            25, 26 e 27 Nov. 2020 – Montes Claros (MG)

                                                                        Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

     

                                                         IMPLICAÇÕES DO LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR

     

    Resumo

    Este estudo investigará as implicações das habilidades do letramento digital dos acadêmicos e professores do Curso de Pedagogia presencial e seu impacto no trabalho pedagógico. Ele se justifica pela necessidade do uso das  TDICs em cursos de Ensino Superior presenciais  como ferramentas facilitadoras do trabalho pedagógico apresentando a realização de estudos relevantes no uso das TDICs e a relação com o letramento digital de usuários desses ambientes. A metodologia terá abordagem qualitativa, utilizando-se tecnicas variadas. Serão utilizadas estratégias qualitativas: pesquisa bibliográfica, entrevistas e observações em campo. A Fundamentação Teórica se dará, apoiada em referenciais de estudiosos e seus pares sobre letramento digital e as TDICs. Há uma visível inquietação em relação ao letramento digital e a sua relação nas práticas pedagógicas. Nesse sentido, o resultado desse estudo se dará com análises relevantes para o trabalho pedagógico, fomentando outras formas de aprender e de ensinar, que contrapõem ao modelo tradicional. .

    Palavras chave: Letramento Digital. Ensino Remoto. Pedagogia

     

     

  • Palavras-chave
  • : Letramento Digital, Ensino Remoto, Pedagogia
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica