O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) NO ENSINO SUPERIOR : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LETRAMENTO DIGITAL
1-Resumo
O resumo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada na Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG) através do financiamento do Programa de Iniciação Científica (PIC) objetivando Analisar as implicações do uso das Ferramentas Tecnológicas Digitais de Informação e de Comunicação (TDICs) utilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Utilizou-se da abordagem metodológica qualitativa, fenomenológica, com entrevistas, questionários online no Google Forms, assim como a análise de conteúdo, entre outras técnicas. A fundamentação teórica se deu com estudiosos clássicos e contemporâneos. Esse estudo é significativo para a educação, pois o AVA apresenta-se como eixo materializado pela inteligência coletiva na experiência formativa de Instituição de Ensino Superior (IES). O estudo possibilitou compreender os desafios e as possibilidades do letramento digital no uso das ferramentas tecnológicas digitais utilizadas e trouxeram contribuições de discussões pertinentes, apresentando temas para outras pesquisas diante do cenário educacional atual.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica