EDUCAÇÃO E TRABALHO: DESAFIOS DA CONDIÇÃO JUVENIL DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

  • Autor
  • Inaiara Alves Rolim
  • Co-autores
  • Elis Cristina Fiamengue
  • Resumo
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    Este trabalho parte da pesquisa de mestrado, intitulada Ensino Médio no Campo com Intermediação Tecnológica: expectativas de formação dos jovens de uma comunidade rural da Ex-PEC Serra do Ramalho/BA, em andamento desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e tem como objetivo central conhecer a relação entre educação e trabalho na vivência da condição juvenil dos estudantes do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica no meio rural. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com método dialético e do tipo participante. Para coleta de dados foi utilizada a aplicação de questionário e a observação direta. A pesquisa tem evidenciado que para os estudantes campesinos a condição juvenil só é possível por meio do trabalho, mas isso não significa deixar a educação em segundo plano. Nesse contexto, a escola é espaço de aprendizagem e de socialização dos elementos de sua cultura e compartilhamento de experiências.

     

  • Palavras-chave
  • Condição juvenil; Educação; Jovens do Campo; Trabalho.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 9. Educação do Campo
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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