O jogo na educação infantil a partir da abordagem histórico-cultural e histórico-crítica

  • Autor
  • Rafael Oliveira de Antonio
  • Resumo
  •  

    A criança não nasce sabendo brincar e muito menos jogar, não é inato e demanda aprendizado, sendo uma de suas primeiras relações com a cultura. A educação física, no âmbito escolar, é a disciplina responsável por transmitir esse conhecimento como parte da cultura corporal, que vai além do empírico e se consolida como uma teoria envolta por fundamentos sociais, artísticos e filosóficos. O objetivo desta pesquisa foi pautado no jogo e na sua contribuição para a formação da criança pré-escolar a partir da perspectiva histórico-cultural e histórico-crítica. A metodologia utilizada foi uma pesquisa teórica, de natureza exploratória e abordagem qualitativa. Como resultados parciais, encontramos o jogo visto como uma  mera recreação no ensino infantil, necessitando ser desenvolvida uma sistematização desse conhecimento – distante de um compilado de jogos e próxima da riqueza histórica da cultura corporal, além de traçar relações com a brincadeira de papéis sociais – atividade-guia do período.

     

  • Palavras-chave
  • jogo, cultura corporal, educação infantil, psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 12. Educação Infantil
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica