A criança não nasce sabendo brincar e muito menos jogar, não é inato e demanda aprendizado, sendo uma de suas primeiras relações com a cultura. A educação física, no âmbito escolar, é a disciplina responsável por transmitir esse conhecimento como parte da cultura corporal, que vai além do empírico e se consolida como uma teoria envolta por fundamentos sociais, artísticos e filosóficos. O objetivo desta pesquisa foi pautado no jogo e na sua contribuição para a formação da criança pré-escolar a partir da perspectiva histórico-cultural e histórico-crítica. A metodologia utilizada foi uma pesquisa teórica, de natureza exploratória e abordagem qualitativa. Como resultados parciais, encontramos o jogo visto como uma mera recreação no ensino infantil, necessitando ser desenvolvida uma sistematização desse conhecimento – distante de um compilado de jogos e próxima da riqueza histórica da cultura corporal, além de traçar relações com a brincadeira de papéis sociais – atividade-guia do período.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica