FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA UNIMONTES: contribuição na universidade e implicações na saúde docente
Dra. Dayse Magna Santos Moura 1
Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES 1
Dr. Eduardo Junio Santos Moura 2
Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES 2
eduardomourarte@yahoo.com.br 2
Dra. Alda Aparecida Vieira Moura 3
Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES 3
alda.moura@yahoo.com.br 3
Ms. Huagner Cardoso da Silva 4
Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES 4
Resumo
Tema de grandes discussões no meio educacional a formação continuada docente em serviço, vem ao longo dos anos provocando no meio, grandes transformações devido as exigências na carreira dos professores universitários. O tema tem estreita articulação com o eixo das reformas políticas educacionais e a formação de professores, uma vez que, essa vem contribuir de forma expressiva para a reflexão no campo das melhorias tanto para a formação como atuação dos profissionais do ensino superior.
Palavras- chave: Formação Docente; Universidade; Formação Continuadaem serviço; UNIMONTES.
Introdução
A pesquisa se justifica pela necessidade de expor ao corpo discente e a toda comunidade acadêmica, a importância da luta por formação dos profissionais do Centro de Ciências Humanas – CCH na Unimontes, centro que sustenta em torno de 82% dos cursos da Universidade e que lançam ao mercado de trabalho do norte, nordeste, vale do Jequitinhonha e mucuris inúmeros profissionais da educação.
Analisaremos a formação continuada de docente em serviço, segundo SANTOS (2001) “formação contínua a que nos referimos consiste em propostas voltadas para a qualificação do docente, tendo em vista as possibilidades de melhoria de sua prática pelo domínio de conhecimentos e de métodos de seu campo de trabalho”. O estudo dará enfoque especifico a formação de docentes do Ensino Superior. O presente estudo visa especificamente investigar as ações realizadas pela Unimontes para capacitar seus profissional e o seu enfoque principal se pautará no período de 2014 a 2018. A revisão bibliográfica estudada aponta questões cruciais para o entendimento da relevância do estudo, uma vez, que são amplas as questões de estudo na área de formação do professor, pois está intimamente ligada a qualidade do ensino, não só no cenário nacional como internacional. O foco de nossa pesquisa são os docentes do Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes instituída no ano de 1965, a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior –FUNM, também instituição privada, iniciou seus trabalhos com a implantação da Faculdade de Direito – FADIR e, em 1966, e FAFIL – Faculdade de Filosofia e Letras, hoje Centro de Ciências Humanas – CCH nosso campo de estudo. . A Diretoria de Desenvolvimento e Recursos Humanos - DDRH e Pró Reitoria de Pós-Graduação que são os setores responsáveis pela situação funcional do professor e concessão de políticas públicas de suporte ao docente, os quais nos possibilitará conhecer esses cenários.
Referencial Teórico
Tema de grandes discussões no meio educacional a formação continuada docente em serviço, vem ao longo dos anos provocando no meio, grandes transformações devido as exigências na carreira dos professores universitários.
Santos discute essa questão e afirma,
A formação contínua a que nos referimos consiste em propostas voltadas para a qualificação do docente, tendo em vista as possibilidades de melhoria de sua prática pelo domínio de conhecimentos e de métodos de seu campo de trabalho. Esses conteúdos, trabalhados nas diferentes modalidades de educação contínua, podem estar: (a) relacionados com a superação de problemas ou de lacunas da prática docente, ou (b) promovendo a introdução de um novo repertório de conhecimentos de natureza teórica ou prática, decorrente da produção de novos saberes nas diferentes áreas de conhecimento. (1998, p.124-125)
O autor acrescenta ainda que a formação continuada em serviço pode partir tanto de iniciativas pessoais, quanto institucionais, e destaca a relevância dessa no âmbito institucional e coletiva para melhoria na qualidade do ensino.
Na sociedade contemporânea, os avanços científicos e tecnológicos, a globalização da sociedade, as mudanças nos processos produtivos e sua influência no meio educacional trazem novas exigências para a formação dos professores, além das que eram impostas. Aliados às novas cobranças, esses avanços trazem benefícios a sociedade, mas também são fatores de exclusão social, levam possibilidades, facilidades e vantagens para alguns, e, para outros essas possibilidades são reduzidas ou dificultadas consideravelmente.
O presente estudo encontra-se em fase de desenvolvimento, sendo que a coleta de dados tornou-se muito mais complicada após a pandemia que se abateu no mundo. Para analisar estes documentos GIL afirma “a pesquisa documental vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com o objetivo da pesquisa. Apenas há de se considerar que o primeiro passo consiste na exploração das fontes documentais” (GIL, 2008, p. 51). Serão analisados, assim que recebidas a proposta de políticas públicas para a formação continuada dos docentes, implementadas pela Unimontes, suporte aos profissionais da instituição. E ainda na fase de coleta de dados junto aos docentes da instituição, questionário enviado, via e-mail, suporte para analisar a situação em que se passou a formação do profissional no que diz respeito a condição estrutural e psicológica do docente no momento de estudos
Referências
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
________________. Métodos e técnicas de pesquisa social - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2009.
SANTOS, L. L. C. Dimensões pedagógica e política da formação contínua. Belo Horizonte, Revista Tessituras n. 1, fev. 1998.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica