FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA UNIMONTES: contribuição na universidade e implicações na saúde docente

  • Autor
  • Dayse Magna Santos Moura
  • Co-autores
  • Eduardo Junio Santos Moura , Alda Aparecida Vieira Moura , Huagner Cardoso da Silva
  • Resumo
  •  

    FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA UNIMONTES: contribuição na universidade e implicações na saúde docente

     

    Dra. Dayse Magna Santos Moura 1

    Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES 1

    daysemsmoura@gmail.com 1

     

    Dr. Eduardo Junio Santos Moura 2

    Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES 2

    eduardomourarte@yahoo.com.br  2

     

    Dra. Alda Aparecida Vieira Moura 3

    Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES 3

    alda.moura@yahoo.com.br 3

     

    Ms. Huagner Cardoso da Silva 4

    Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES 4

    huagnercardoso@yahoo.com.br 4

     

    Resumo

    Tema de grandes discussões no meio educacional a formação continuada docente em serviço, vem ao longo dos anos provocando no meio, grandes transformações devido as exigências na carreira dos professores universitários. O tema tem estreita  articulação com o eixo das reformas políticas educacionais e a formação de professores, uma vez que, essa vem contribuir de forma expressiva para a reflexão no campo das melhorias tanto para a formação como atuação dos profissionais do ensino superior.

    Palavras- chave: Formação Docente; Universidade; Formação Continuadaem serviço; UNIMONTES.

    Introdução

    A pesquisa se justifica pela necessidade de expor ao corpo discente e a toda comunidade acadêmica, a importância da luta por formação dos profissionais do Centro de Ciências Humanas – CCH na Unimontes, centro que sustenta em torno de 82% dos cursos da Universidade e que lançam ao mercado de trabalho do norte, nordeste, vale do Jequitinhonha e mucuris inúmeros profissionais da educação.

    Analisaremos a formação continuada de docente em serviço, segundo SANTOS (2001) “formação contínua a que nos referimos consiste em propostas voltadas para a qualificação do docente, tendo em vista as possibilidades de melhoria de sua prática pelo domínio de conhecimentos e de métodos de seu campo de trabalho”. O estudo dará enfoque especifico a formação de docentes do Ensino Superior. O presente estudo visa especificamente investigar as ações realizadas pela Unimontes para capacitar seus profissional e o seu enfoque principal se pautará no período de 2014 a 2018. A revisão bibliográfica estudada aponta questões cruciais para o entendimento da relevância do estudo, uma vez, que são amplas as questões de estudo na área de formação do professor, pois está intimamente ligada a qualidade do ensino, não só no cenário nacional como internacional. O foco de nossa pesquisa são os docentes do Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes instituída no ano de 1965, a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior –FUNM, também instituição privada, iniciou seus trabalhos com a implantação da Faculdade de Direito – FADIR e, em 1966, e FAFIL – Faculdade de Filosofia e Letras, hoje Centro de Ciências Humanas – CCH nosso campo de estudo. . A Diretoria de Desenvolvimento e Recursos Humanos - DDRH e Pró Reitoria de Pós-Graduação que são os setores responsáveis pela situação funcional do professor e concessão de políticas públicas de suporte ao docente, os quais nos possibilitará conhecer esses cenários.

    Referencial Teórico

    Tema de grandes discussões no meio educacional a formação continuada docente em serviço, vem ao longo dos anos provocando no meio, grandes transformações devido as exigências na carreira dos professores universitários.

    Santos discute essa questão e afirma,

    A formação contínua a que nos referimos consiste em propostas voltadas para a qualificação do docente, tendo em vista as possibilidades de melhoria de sua prática pelo domínio de conhecimentos e de métodos de seu campo de trabalho. Esses conteúdos, trabalhados nas diferentes modalidades de educação contínua, podem estar: (a) relacionados com a superação de problemas ou de lacunas da prática docente, ou (b) promovendo a introdução de um novo repertório de conhecimentos de natureza teórica ou prática, decorrente da produção de novos saberes nas diferentes áreas de conhecimento. (1998, p.124-125)

    O autor acrescenta ainda que a formação continuada em serviço pode partir tanto de iniciativas pessoais, quanto institucionais, e destaca a relevância dessa no âmbito institucional e coletiva para melhoria na qualidade do ensino.

    Acreditava?se que o professor que tinha o certificado do ensino superior, tornava?se um docente habilitado, pois a titulação lhe dava todo o conhecimento necessário de sua área e que esta aprendizagem duraria para sempre. Hoje, sabemos que o conhecimento é transitório, não está pronto e acabado, estamos sempre em processo de construção, isto leva a identificar que a formação precisa ser continua, exigindo do professor atualização constante para que possa ter uma prática pedagógica condizente com as necessidades da contemporaneidade. (BEHRENS/PRIGOL, 2014, p. 4) 

    Levando em consideração que as políticas públicas para formação de professores estão postas e precisam ser cumpridas é de suma importância que tenhamos claro o que contem a legislação (LDBEN 9.304/ 1996) sobre a formação dos docentes em serviço e que as instituições devem promover:

    Art. 63 – parágrafo III - programas de educação continuada para os profissionais de educação dos diversos níveis.

    Art. 67 - II - aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim;

    VI- condições adequadas de trabalho.

    A proposição de cursos como aponta a legislação é uma das ações que as instituições deve oferecer aos docentes em seu quadro de funcionários, outro ponto de grande importância é o afastamento remunerado para que o profissional possa se dedicar sem comprometer sua saúde o que nos remete a condições adequadas de trabalho. É de suam importância que o docente tenha suporte para se capacitar e que a instituição ofereça a esse as condições financeiras e operacionais de estudar e se capacitar para que esse possa retornar e exercer suas funções com qualidade.

    Na sociedade contemporânea, os avanços científicos e tecnológicos, a globalização da sociedade, as mudanças nos processos produtivos e sua influência no meio educacional trazem novas exigências para a formação dos professores, além das que eram impostas. Aliados às novas cobranças, esses avanços trazem benefícios a sociedade, mas também são fatores de exclusão social, levam possibilidades, facilidades e vantagens para alguns, e, para outros essas possibilidades são reduzidas ou dificultadas consideravelmente.

     

    Considerações Finais

    O presente estudo encontra-se em fase de desenvolvimento, sendo que a coleta de dados tornou-se muito mais complicada após a pandemia que se abateu no mundo. Para analisar estes documentos GIL afirma “a pesquisa documental vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com o objetivo da pesquisa. Apenas há de se considerar que o primeiro passo consiste na exploração das fontes documentais” (GIL, 2008, p. 51). Serão analisados, assim que recebidas a proposta de políticas públicas para a formação continuada dos docentes,  implementadas pela Unimontes, suporte aos profissionais da instituição. E ainda na fase de coleta de dados junto aos docentes da instituição, questionário enviado, via e-mail, suporte para analisar a situação em que se passou a formação do profissional no que diz respeito a condição estrutural e psicológica do docente no momento de estudos

    Referências

    BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

    GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

    ________________. Métodos e técnicas de pesquisa social - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2009.

    SANTOS, L. L. C. Dimensões pedagógica e política da formação contínua. Belo Horizonte, Revista Tessituras n. 1, fev. 1998.

  • Palavras-chave
  • Formação Docente; Universidade; Formação Continuadaem serviço; UNIMONTES
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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