Resumo: Pesquisa realizada no PPGE/UFT em que se abrange como a cultura, a mídia, a publicidade e a tecnologia pautam as performances do corpo. O trabalho faz parte das pesquisas que vimos desenvolvendo no último quadriênio no grupo Gepce de pesquisa. As noções de indivíduo, sujeito e fenômeno de objetificação, que estão ligadas as mudanças culturais, desta forma as mídias passam a pesar para o lado das ilusões, pois as imagens que elas incessantemente circulam alimentam o imaginário e o ego (SANTAELLA, 2004). Nesse contexto abordamos (LE BRETON, 2012) em que a expressão corporal é socialmente modulável. Sendo este um estudo fenomenológico caracterizado conforme (ROCHA e MAIA, 2017) e a metodologia descrita como uma analise de etnotexto, na etnopesquisa (MACEDO, 2010). Assim nossas discuções se alicerçam em (COUTO, 2012) onde a mídia incessantemente por meio das revistas, TVs, sites, filmes e publicidades em geral ficam repetindo que á um mundo de beleza, prazeres e perfeição está ao alcance de todos. Esse visa compreender o agendamento midiático do corpo masculino. Nossa problemática se concentra na indagação de como os corpos mutantes, voláteis, sarados, lisos e glorificados (COUTO, 2007, 2011, 2012) são (des)construídos, ou os corpos viraram “corpo cenário” (SANTAELLA, 2004, 2008) da objetificação? Nesse contexto caminhamos para a artificialidade do corpo em uma década de metamorfoses na corporalidade que se multiplicam e se popularizam em meio às cirurgias, próteses, cosméticos, medicamentos, suplementos, exercício físico, que prometem milagres na aparência e no desempenho muscular (COUTO e GOELLNER, 2012). Nesse sentido o estudo já finalizado em nivel de dissertação de Mestrado em Educação, em que os resultados sinalizam para uma (corpo)ralidade juvenis midiatizada, masculinizada e idealizada em que os jovens não tem consciência do processo de objetificação de seus corpos. Considerando os fatos abordado poderamos que a mídia (re)constroi e (re)modela as performance de corpo, bem como sinalizamos possiveis influências direta da mídia nas transformações da corporalidade de jovens.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica