O CORPO NA CULTURA MIDIATIZADA

  • Autor
  • Fábio Bombarda
  • Co-autores
  • Jose Damião Trindade Rocha
  • Resumo
  • Resumo: Pesquisa realizada no PPGE/UFT em que se abrange como a cultura, a mídia, a publicidade e a tecnologia pautam as performances do corpo. O trabalho faz parte das pesquisas que vimos desenvolvendo no último quadriênio no grupo Gepce de pesquisa. As noções de indivíduo, sujeito e fenômeno de objetificação, que estão ligadas as mudanças culturais, desta forma as mídias passam a pesar para o lado das ilusões, pois as imagens que elas incessantemente circulam alimentam o imaginário e o ego (SANTAELLA, 2004). Nesse contexto abordamos (LE BRETON, 2012) em que a expressão corporal é socialmente modulável. Sendo este um estudo fenomenológico caracterizado conforme (ROCHA e MAIA, 2017) e a metodologia descrita como uma analise de etnotexto, na etnopesquisa (MACEDO, 2010). Assim nossas discuções se alicerçam em (COUTO, 2012) onde a mídia incessantemente por meio das revistas, TVs, sites, filmes e publicidades em geral ficam repetindo que á um mundo de beleza, prazeres e perfeição está ao alcance de todos. Esse visa compreender o agendamento midiático do corpo masculino. Nossa problemática se concentra na indagação de como os corpos mutantes, voláteis, sarados, lisos e glorificados (COUTO, 2007, 2011, 2012) são (des)construídos, ou os corpos viraram “corpo cenário” (SANTAELLA, 2004, 2008) da objetificação? Nesse contexto caminhamos para a artificialidade do corpo em uma década de metamorfoses na corporalidade que se multiplicam e se popularizam em meio às cirurgias, próteses, cosméticos, medicamentos, suplementos, exercício físico, que prometem milagres na aparência e no desempenho muscular (COUTO e GOELLNER, 2012). Nesse sentido o estudo já finalizado em nivel de dissertação de Mestrado em Educação, em que os resultados sinalizam para uma (corpo)ralidade juvenis midiatizada, masculinizada e idealizada em que os jovens não tem consciência do processo de objetificação de seus corpos. Considerando os fatos abordado poderamos que a mídia (re)constroi e (re)modela as performance de corpo, bem como sinalizamos possiveis influências direta da mídia nas transformações da corporalidade de jovens.

  • Palavras-chave
  • (Corpo)reidade; Objetificação; Midiatizada.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica