A LEITURA DO “LUGAR”: A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • David Raniére Bastos Magalhães
  • Co-autores
  • Jeanes Martins larchert
  • Resumo
  •  

    A Educação tem como compromisso proporcionar uma maior compreensão do mundo, contribuindo para que educandos e educadores problematizem e levantantem questionamentos mediante uma reflexão crítica do mundo que o cerca. A pesquisa visa analisar a Prática Pedagógica dos docentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, identificando os conteúdos escolares a partir da leitura do lugar, buscando responder ao problema de pesquisa: Como a Educação Geográfica pode contribuir com a aprendizagem crítica dos educandos e educadores nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da leitura do “Lugar”? Como metodologia utilizamos a pesquisa participante, numa abordagem qualitativa de Estudo de Caso, desenvolvida em três etapas: coleta de dados e observação do espaço escolar; a prática dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a construção de um roteiro para um Trabalho em Campo sobre o Estudo do Meio.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino de Geografia. Formação de Professor. Metodologia do Ensino.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica