A Educação tem como compromisso proporcionar uma maior compreensão do mundo, contribuindo para que educandos e educadores problematizem e levantantem questionamentos mediante uma reflexão crítica do mundo que o cerca. A pesquisa visa analisar a Prática Pedagógica dos docentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, identificando os conteúdos escolares a partir da leitura do lugar, buscando responder ao problema de pesquisa: Como a Educação Geográfica pode contribuir com a aprendizagem crítica dos educandos e educadores nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da leitura do “Lugar”? Como metodologia utilizamos a pesquisa participante, numa abordagem qualitativa de Estudo de Caso, desenvolvida em três etapas: coleta de dados e observação do espaço escolar; a prática dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a construção de um roteiro para um Trabalho em Campo sobre o Estudo do Meio.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica