Este estudo tem como objetivo discutir o que os professores formadores e licenciandos em Pedagogia pensam sobre as práticas com a linguagem oral e a escrita, voltadas a crianças de 04 e 05 anos. A relevância do tema pauta-se no propósito de compreender os sentidos assumidos pela linguagem oral e escrita nos processos de formação de professores para a Educação Infantil. O estudo terá como referencial teórico: Baptista (2010); Ferreiro e Teberosky (1985); Soares (2009); Vigotski (2009); Kramer (2010), dentre outros autores. Será realizada pesquisa qualitativa, de natureza fenomenológica, com procedimentos metodológicos que incluem a imersão no campo. A coleta de dados será mediante análise documental, questionário e entrevistas. As respostas obtidas possibilitarão a compreensão sobre faces da abordagem teórico-prática produzida no âmbito do curso de Pedagogia. Espera-se promover reflexões e ressignificação dos conceitos de alfabetização e de letramento, buscando repensar as práticas pedagógicas tradicionais ainda tão recorrentes na Educação Infantil.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica