LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Desafios do Curso de Pedagogia na Formação dos Professores

  • Autor
  • CLEONICE PROENÇA MENDES
  • Resumo
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    Este estudo tem como objetivo discutir o que os professores formadores e licenciandos em Pedagogia pensam sobre as práticas com a linguagem oral e a escrita, voltadas a crianças de 04 e 05 anos. A relevância do tema pauta-se no propósito de compreender os sentidos assumidos pela linguagem oral e escrita nos processos de formação de professores para a Educação Infantil. O estudo terá como referencial teórico: Baptista (2010); Ferreiro e Teberosky (1985); Soares (2009); Vigotski (2009); Kramer (2010), dentre outros autores. Será realizada pesquisa qualitativa, de natureza fenomenológica, com procedimentos metodológicos que incluem a imersão no campo. A coleta de dados será mediante análise documental, questionário e entrevistas. As respostas obtidas possibilitarão a compreensão sobre faces da abordagem teórico-prática produzida no âmbito do curso de Pedagogia. Espera-se promover reflexões e ressignificação dos conceitos de alfabetização e de letramento, buscando repensar as práticas pedagógicas tradicionais ainda tão recorrentes na Educação Infantil.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil. Formação de Professores. Leitura e Escrita. Pedagogia
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 12. Educação Infantil
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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