EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO ESTUDO DO LIVRO A DIDÁTICA MAGNA

  • Autor
  • Geane Pereira Nunes
  • Resumo
  •  

    Este trabalho relata uma experiência de estudo do livro A Didática Magna, de autoria de John Amós Comenius (2002), na disciplina de Epistemologia e Pesquisa em Educação, no primeiro semestre do curso de Mestrado em Educação, na Universidade Estadual de Montes Claros, a partir da proposta da aula que foi a de discutir a Epistemologia da Pesquisa e a Epistemologia da Didática na Formação de Pesquisadores em Educação. O estudo realizado envolveu a leitura do livro, uma discussão circular, a produção de um resumo simples e de uma palestra por webconferência com outra professora estudiosa da área para ampliar o aprendizado sobre esse tema. A partir dessa experiência foi possível compreender a relevância do conteúdo e das discussões realizadas pelo coletivo de mestrandos juntamente com a professora da disciplina.

  • Palavras-chave
  • Epistemologia, Didática Magna, Pesquisa em Educação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica