A Reforma do Ensino Médio, traz no seu bojo a valorização de algumas disciplinas em detrimento de outras, como é o caso da Geografia. Após a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, algumas disciplinas sofreram considerável redução da carga horária, ao serem reorganizadas na área de conhecimento “Ciências humanas e sociais aplicadas”. Diante dessa realidade, cada Unidade da Federação ficou responsável em organizar seus currículos, tomando como parâmetro a Lei 13.415/2017 – Reforma do Ensino Médio. Nesse sentido, esse trabalho objetiva discutir os desafios e possibilidades do ensino de Geografia a partir da implementação do Novo Ensino Médio da Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. Os resultados do trabalho permitem-nos inferir que o documento proposto pela Bahia ainda minimiza a Geografia no currículo, mas ao propor disciplinas eletivas, vimos um caminho possível de seguir para contribuir para a formação do aluno.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar
Comissão Científica