DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE GEOGRAFIA: A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NA BAHIA.

  • Autor
  • Geisa Fideles dos Santos
  • Co-autores
  • Luciana Sedano
  • Resumo
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    A Reforma do Ensino Médio, traz no seu bojo a valorização de algumas disciplinas em detrimento de outras, como é o caso da Geografia. Após a publicação da Base Nacional Comum Curricular  (BNCC) para o Ensino Médio, algumas disciplinas sofreram considerável redução da carga horária, ao serem reorganizadas na área de conhecimento “Ciências humanas e sociais aplicadas”. Diante dessa realidade, cada Unidade da Federação ficou responsável em organizar seus currículos, tomando como parâmetro a Lei 13.415/2017 – Reforma do Ensino Médio. Nesse sentido, esse trabalho objetiva discutir os desafios e possibilidades do ensino de Geografia a partir da implementação do Novo Ensino Médio da Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. Os resultados do trabalho permitem-nos inferir que o documento proposto pela Bahia ainda minimiza a Geografia no currículo, mas ao propor disciplinas eletivas, vimos um caminho possível de seguir para contribuir para a formação do aluno.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino de Geografia, Lei nº 13.415/2017, Novo Ensino Médio da Bahia
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
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  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

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