METODOLOGIAS ATIVAS COMO ALTERNATIVAS QUE TRANSFORMAM A SALA DE AULA EM UM AMBIENTE MOTIVADOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • CLEONICE PROENÇA MENDES
  • Co-autores
  • Wellington Fernandes Silva , José do Nascimento Queiroz Júnior , Zulma Ferreira de Souza , Elisângela Santos e Souza
  • Resumo
  •  

    Este relato de experiência tem por foco trazer à tona a importância das inovações educacionais na prática de formação continuada, a partir de um Curso de curta duração ministrado para professores da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros - o qual é parte de um projeto de articulação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Unimontes - com a Educação Básica - planejado nas aulas da disciplina Formação Docente, Saberes e Práticas Educativas, sob a coordenação da Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida. O Minicurso teve como objetivo capacitar os professores para aplicação de metodologias ativas em sala de aula, com destaque para a Peer Instruction (aprendizagem em pares), como também proporcionar debates e trocas de experiências entre sete mestrandos e vinte professores da Educação Básica.

     

  • Palavras-chave
  • Metodologias Ativas. Formação Continuada. Sala de aula.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica