O Ideário da Escola Nova no Norte de Minas Gerais (1920-1970): que aproximações com o Movimento da Matemática Moderna?

  • Autor
  • SHIRLEY PATRÍCIA NOGUEIRA DE CASTRO E ALMEIDA
  • Co-autores
  • Cíntia Santos de Jesus Vilas Boas , Maria Eduarda Mendes Silva
  • Resumo
  •  

    Esse trabalho tem por objetivo apresentar investigações realizadas numa pesquisa de Iniciação Científica Voluntária (ICV), iniciada em agosto de 2019 por um primeiro grupo de estudo e continuada, em 2020, por outro grupo. Nos lançamos a investigar aproximações do ideário da Escola Nova com o Movimento da Matemática Moderna, no período de 1920 a 1970. A investigação é de abordagem qualitativa, valendo-se de procedimentos e técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Por se tratar de uma investigação em fase inicial, ainda não há resultados finais a serem apresentados.

     

  • Palavras-chave
  • Escola Nova. Movimento da Matemática Moderna. Norte de Minas Gerais.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 10. História e Historiografia da Educação
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica