A ASL enquanto recurso motivacional nas aulas de inglês para alunos surdos

  • Autor
  • Josiney Saraiva Pereira
  • Co-autores
  • Jorge Adriano Pires Silva
  • Resumo
  • O ensino de inglês para alunos surdos brasileiros é ainda desafiador, porque isto é para eles terceira língua, português a segunda, e Libras a primeira língua. As aulas para os alunos surdos devem ser direcionadas para as habilidades de escrita e leitura enquanto para os ouvintes são focadas nas quatro habilidades. Uma Linguagem de Sinais – SL pode motivar esses alunos a aprender uma Língua Estrangeira – Inglês no caso de alunos surdos brasileiros. Para isso, foi realizada uma observação e entrevista numa escola inclusiva com alunos surdos. Também foi realizado uma aula de intervenção. Os dados foram analisados sob uma abordagem qualitativa. A pesquisa conclui que o ASL pode interessar e motivar os alunos a aprenderem inglês, se o triângulo Libras-ASL-inglês for combinado na sala de aula.

  • Palavras-chave
  • Alunos Surdos. Língua Inglesa. ASL.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • 1. Pesquisa em Educação e a formação de professores
  • 2. Pesquisa em Educação: políticas públicas e currículo
  • 3. Políticas públicas de inclusão
  • 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • 5. Educação Matemática
  • 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • 7. Saberes e Práticas Educativas
  • 8. Educação de pessoas Jovens e Adultas
  • 9. Educação do Campo
  • 10. História e Historiografia da Educação
  • 11. Educação, diversidade e relação Étnico-Raciais
  • 12. Educação Infantil

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
Fátima Rita santana Aguiar

Comissão Científica