INTRODUÇÃO: A extensão acadêmica desempenha um papel fundamental ao unir a universidade à sociedade, promovendo a troca de conhecimentos e colaborando na resolução de desafios comunitários. OBJETIVO: Este relato de experiência visa demonstrar como a extensão acadêmica pode ser estruturada e orientada pela metodologia da problematização. MÉTODOS: A metodologia da problematização foi aplicada em atividade de extensão universitária com a turma do 3°período da faculdade fametro, na Escola Estadual Benício Leão, utilizando o Arco de Maguerez e suas cinco etapas: (1)Observação, (2)Pontos-chave, (3)Teorização, (4) Hipóteses e (5) Aplicação. RESULTADO: A metodologia se mostrou eficaz na realização de atividades de extensão, pois oferece aos acadêmicos um planejamento, que facilita o aprendizado e o conhecimento. (1)Observação e identificação dos problema: durante visitas, foram constatadas precárias condições de saúde bucal entre os estudantes;(2)Seleção dos pontos-chave: definiu-se o foco nas áreas de cárie dental, doença gengival, consumo consciente de açúcar e prevenção em saúde bucal; (3)Teorização: com base em artigos científicos, identificaram-se formas de intervenção para a faixa etária escolar; (4)Hipóteses de solução: foram planejadas atividades práticas e dinâmicas, visando a melhoria na higiene bucal; (5)Aplicação: as intervenções incluíram teatro, jogos educativos, escovação supervisionada e instrução sobre técnica de escovação. A abordagem favorece a identificação de problemas reais, a seleção de ações específicas para a comunidade, além de garantir que as práticas propostas estejam fundamentadas em evidências científicas. CONCLUSÃO: A aplicação da metodologia da problematização nas atividades de extensão acadêmica demonstrou ser um recurso valioso para o desenvolvimento de projetos impactantes na comunidade escolar. A estruturação em etapas permitiu que os acadêmicos compreendessem e respondessem efetivamente aos desafios de saúde bucal dos estudantes. Além de promover a saúde bucal, a experiência enriqueceu a formação dos universitários ao unir teoria e prática em um contexto real e contribuiu com um impacto positivo na comunidade escolar.
Comissão Organizadora
Congresso Odontologia UEA
Pollyana Moraes Silva
NATALIA DA SILVA MELO
Aline Amazonas Sousa
Maria Clara Cavalcante da Silva
VICTÓRIA DE SOUSA MILON
SHIRLEY MARIA DE ARAÚJO PASSOS
Comissão Científica
Tiago Ribeiro Brandão Bueno
Apollo de Souza Conceição