PAPEL DAS MONITORAS DE CLÍNICA INTEGRADA I NA ELABORAÇÃO DO MANUAL VISUAL DE ORGANIZAÇÃO DA MESA CLÍNICA DE ENDODONTIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Beatriz Wallace Benchimol
  • Co-autores
  • Jamile de Souza Vieira , Blenda Nayra da Silva de Sousa , Alexandra Pieri , Alessandra Rezende Peris Mitsui , Fabíola Mendonça da Silva Chui
  • Resumo
  • A monitoria é considerada uma modalidade de ensino capaz de potencializar a aprendizagem colaborativa(1). O aluno monitor atua como orientador e organizador não só das propostas como também dos materiais de educação juntamente com o docente, oferecendo uma comunicação mais acessível que facilita a compreensão dos estudantes(2,3). O presente trabalho possui o objetivo de relatar a experiência das monitoras da disciplina de Clínica Integrada I ao longo da construção de um manual de apoio para a organização da mesa clínica de endodontia. Frente à dificuldade dos acadêmicos de odontologia durante a disposição dos instrumentais de endodontia para o início do atendimento, as monitoras perceberam a necessidade de criar um guia fotográfico com o intuito de orientar essa distribuição de maneira mais eficiente, por meio de fotografias tanto da disposição geral da mesa clínica quanto da separação dos materiais em bandejas de modo mais diligente. Cada imagem é acompanhada de uma descrição sobre o que há em cada parte do arranjo da mesa clínica, ou seja, os instrumentais são separados e descritos de forma prática por cada etapa do procedimento, garantindo um atendimento sistematizado. Após a criação do manual, foi possível perceber uma diferença significativa a respeito da organização durante os procedimentos realizados no paciente. Desenvolver o guia didático foi um momento enriquecedor para os estudantes da disciplina de clínica integrada I e para as monitoras, visto que elas já vivenciaram a experiência como alunas na mesma matéria e são capazes de identificar as principais dificuldades apresentadas durante as primeiras clínicas do curso. Além disso, o modelo de apoio propiciou uma relação de mais harmonia entre professores e estudantes por conta da maior dedicação pela organização. A criação deste manual fortaleceu a importância do aluno monitor na criação de ferramentas didáticas que visam auxiliar os acadêmicos.

  • Palavras-chave
  • Monitoria, Endodontia, Aprendizagem Colaborativa.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Endodontia
Voltar Download
  • Cirurgia e Traumatologia em Bucomaxilofacial
  • Dentística
  • Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial
  • Endodontia
  • Implantodontia
  • Oclusão
  • Odontologia Preventiva Social
  • Orientação Profissional e Odontologia do Trabalho
  • Patologia Oral e Maxilo Facial
  • Prótese Dentária
  • Periodontia
  • Saúde Coletiva
  • Odontologia Hospitalar
  • Ortodontia
  • Odontologia do Esporte
  • Odontopediatria
  • Estomatologia
  • Prótese Bucomaxilofacial
  • Radiologia Odontológica e Imagenologia
  • Odontologia Legal
  • Psicologia
  • Harmonização Orofacial
  • Diagnóstico Bucal
  • Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Comissão Organizadora

Congresso Odontologia UEA
Pollyana Moraes Silva
NATALIA DA SILVA MELO
Aline Amazonas Sousa
Maria Clara Cavalcante da Silva
VICTÓRIA DE SOUSA MILON
SHIRLEY MARIA DE ARAÚJO PASSOS

Comissão Científica

Tiago Ribeiro Brandão Bueno
Apollo de Souza Conceição