A importância do desenvolvimento de atividades lúdicas com crianças em idade escolar para o processo de aprendizagem em saúde bucal.

  • Autor
  • Isadora Feitosa Góes
  • Co-autores
  • Ana Beatriz Neves Pinheiro Cordeiro , Sara Shamara Teixeira Cavalcante , Victória Inaymi Paiva de Souza , Carla Rafaela Gomes da Silva , Shirley Maria de Araújo Passos
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: O processo de aprendizagem ocorre de várias maneiras, uma das mais indicadas e divertidas para os escolares são as atividades lúdicas. Elas possuem a capacidade de entreter e motivar os pré-adolescentes e as crianças a focar no assunto abordado, tendo em vista que possuem o compromisso de ajudar no desenvolvimento cognitivo e motor, além de aprimorar as habilidades individuais e em equipe. A dinâmica dos jogos intitulados ‘‘batalhão’’ e ‘‘lupa mágica’’ foram propostas para levar a saúde bucal de forma descontraída e ensinar sobre: escovação, cárie e alimentação. OBJETIVO: O presente estudo possui como objetivo descrever a experiência vivenciada por acadêmicos a respeito do trabalho em equipe frente à proposta de levar conhecimento e informação de modo recreativo sobre saúde bucal para os pré-adolescentes e as crianças na Escola M. Francisca Pergentina e CMEI Olavo Bilac, localizadas em Manaus, por intermédio da disciplina de Odontologia Preventiva e Social. MÉTODOS: Este trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido na disciplina de Odontologia Preventiva e Social pelos alunos da graduação de Odontologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). As atividades desenvolvidas foram o ‘‘batalhão’’ que consiste em uma competição entre grupos para responder corretamente às perguntas. Já a ‘‘lupa mágica’’ consiste em uma brincadeira em que a criança precisa achar a imagem correta. Assim, esses joguetes buscaram ensinar sobre a saúde bucal e aperfeiçoar o desenvolvimento dos pré-adolescentes e das crianças. RESULTADOS: Foi possível observar o foco e a motivação dos escolares pelas brincadeiras realizadas, o trabalho em equipe e a propagação de conhecimentos individuais e adquiridos sobre saúde bucal. CONCLUSÃO: Mediante essa dinâmica foi possível constatar que os pré-adolescentes e crianças interagiram mais com os acadêmicos, demonstraram mais dúvidas, tranquilidade para saná-las e sempre terminavam mais animadas, passando adiante o que aprenderam sobre saúde oral.

     

  • Palavras-chave
  • Saúde Bucal, Educação em Saúde Bucal, Jogos recreativos
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Odontologia Preventiva Social
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