ATUAÇÃO DAS MONITORAS DE CLÍNICA INTEGRADA I NA CONFECÇÃO DO MANUAL DIDÁTICO DE FOTOGRAFIA EXTRA E INTRABUCAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Beatriz Wallace Benchimol
  • Co-autores
  • Jamile de Souza Vieira , Blenda Nayra da Silva de Sousa , Alexandra Pieri , Danielson Guedes Pontes , Fabíola Mendonça da Silva Chui
  • Resumo
  • A monitoria desempenha um papel fundamental na formação acadêmica dos estudantes(1). O monitor é capaz de oferecer suporte aos alunos, além de facilitar a compreensão de conteúdos e promover um ambiente colaborativo de informações, contribuindo ativamente no processo de ensino-aprendizagem(2). O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência das monitoras da disciplina de Clínica Integrada I, que engloba as áreas da dentística, endodontia e periodontia, na confecção do manual de fotografias extra e intrabucais em odontologia. Frente à dificuldade dos estudantes em realizar as fotografias bucais, necessárias nas etapas de planejamento e execução dos casos clínicos, as monitoras observaram a necessidade de criar um material didático que guiasse a realização dessas captações de imagem, a fim de garantir uma padronização, não só por meio de técnicas de angulação do espelho fotográfico, como também de iluminação do ambiente. Logo, foi desenvolvido um manual instrutivo composto por fotografias ilustrativas das principais áreas da cavidade oral que devem ser captadas, evidenciando os achados clínicos a serem considerados durante a avaliação do paciente. Cada imagem é acompanhada de uma breve descrição, destacando a importância do detalhe observado em cada região fotografada para o diagnóstico e planejamento do tratamento. Após a criação do guia, foi notório o protagonismo e a confiança dos alunos na construção do próprio acervo pessoal, além do papel significativo das monitoras nesse processo. Ao organizar e sistematizar as informações, os estudantes foram incentivados a desenvolver um olhar clínico mais crítico e a buscar uma compreensão mais intensa dos conceitos adquiridos em disciplinas teóricas. Ademais, o material facilitou a comunicação entre os alunos e os professores, permitindo um debate mais aprofundado sobre os casos clínicos. O desenvolvimento deste manual demonstrou a extrema importância do papel do monitor na criação de ferramentas didáticas inovadoras para a formação de futuros cirurgiões-dentistas.

  • Palavras-chave
  • Monitoria, Aprendizagem Colaborativa, Fotografia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Endodontia
Voltar Download
  • Cirurgia e Traumatologia em Bucomaxilofacial
  • Dentística
  • Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial
  • Endodontia
  • Implantodontia
  • Oclusão
  • Odontologia Preventiva Social
  • Orientação Profissional e Odontologia do Trabalho
  • Patologia Oral e Maxilo Facial
  • Prótese Dentária
  • Periodontia
  • Saúde Coletiva
  • Odontologia Hospitalar
  • Ortodontia
  • Odontologia do Esporte
  • Odontopediatria
  • Estomatologia
  • Prótese Bucomaxilofacial
  • Radiologia Odontológica e Imagenologia
  • Odontologia Legal
  • Psicologia
  • Harmonização Orofacial
  • Diagnóstico Bucal
  • Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Comissão Organizadora

Congresso Odontologia UEA
Pollyana Moraes Silva
NATALIA DA SILVA MELO
Aline Amazonas Sousa
Maria Clara Cavalcante da Silva
VICTÓRIA DE SOUSA MILON
SHIRLEY MARIA DE ARAÚJO PASSOS

Comissão Científica

Tiago Ribeiro Brandão Bueno
Apollo de Souza Conceição