Integração de Microscopia, Ultrassom e Tomografia Computadorizada no Tratamento Endodôntico de Calcificação Distrófica no Elemento 23: Relato de Caso.

  • Autor
  • Vitória Uchôa Mesquita Marques
  • Co-autores
  • Vitória Muniz Façanha , Yasmin Coelho Machado , Victória de Sousa Milon , Joelson Rodrigues Brum , Cimara Barroso Braga da Silva
  • Resumo
  • A calcificação pulpar é a formação de tecido mineralizado que pode afetar a câmara e os condutos radiculares dos dentes, causando obliteração e complicando o tratamento endodôntico. Esse fenômeno pode ser associado a necrose pulpar e lesões periapicais, tornando o tratamento mais complexo. A calcificação distrófica pode ocorrer devido a cáries profundas, inflamações crônicas, contatos prematuros, ou tratamentos ortodônticos com forças excessivas. Radiografias e tomografias computadorizadas são fundamentais para o diagnóstico detalhado dessas lesões. Torna-se portanto oportuno apresentar um caso de calcificação distrófica no elemento 23. Paciente de 44 anos apresentou calcificação do elemento 23 no final do terço cervical, com polpa necrótica e lesão apical. O paciente havia feito tratamento ortodôntico e relatava desconforto e latejamento espontâneo. O dente não reagiu a percussão, palpação ou teste frio. A tomografia revelou reabsorção do ápice. Na primeira sessão clínica, a calcificação foi superada utilizando a técnica microssonics (combinando microscópio e ultrassom). O preparo químico-mecânico foi feito com técnicas reciprocantes e rotatórias, seguido pela medicação e selamento do conduto, com comprimento de trabalho de 24 mm. Na sessão seguinte, o dente estava assintomático e foi realizado um novo preparo com a lima memória. O conduto foi obturado a 22 mm com cimento biocerâmico e a embocadura do canal foi selada com cimento de ionômero de vidro, sendo restaurado com resina cor A2. A paciente está sob observação, e o dente permanece assintomático e funcional. O caso demonstra que, utilizando tecnologias avançadas como tomografias, microscopia e ultrassom, é possível resolver casos complexos de calcificação distrófica de maneira satisfatória e previsível.

  • Palavras-chave
  • Endodontia, Reabilitação, Tomografia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Endodontia
Voltar Download
  • Cirurgia e Traumatologia em Bucomaxilofacial
  • Dentística
  • Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial
  • Endodontia
  • Implantodontia
  • Oclusão
  • Odontologia Preventiva Social
  • Orientação Profissional e Odontologia do Trabalho
  • Patologia Oral e Maxilo Facial
  • Prótese Dentária
  • Periodontia
  • Saúde Coletiva
  • Odontologia Hospitalar
  • Ortodontia
  • Odontologia do Esporte
  • Odontopediatria
  • Estomatologia
  • Prótese Bucomaxilofacial
  • Radiologia Odontológica e Imagenologia
  • Odontologia Legal
  • Psicologia
  • Harmonização Orofacial
  • Diagnóstico Bucal
  • Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Comissão Organizadora

Congresso Odontologia UEA
Pollyana Moraes Silva
NATALIA DA SILVA MELO
Aline Amazonas Sousa
Maria Clara Cavalcante da Silva
VICTÓRIA DE SOUSA MILON
SHIRLEY MARIA DE ARAÚJO PASSOS

Comissão Científica

Tiago Ribeiro Brandão Bueno
Apollo de Souza Conceição