Não muito raro, é possível encontrar na literatura os termos urgência e emergência sendo utilizados como sinônimos. No entanto, o atendimento em urgência odontológica envolve quadros clínicos inesperados, que não oferecem risco de vida ao paciente e podem surgir como situações de dor ou anormalidades que comprometam a saúde bucal. Outros acontecimentos imprevistos de relevância são as emergências médicas, consideradas situações críticas capazes de concorrer para o óbito. Logo é essencial a discussão de protocolos de assistência para a construção de futuros profissionais capacitados, desta forma, garantindo a segurança à vida durante procedimentos odontológicos. O presente trabalho descreve as experiências discentes vivenciadas no Estágio Supervisionado em Urgência Odontológica (ESUO) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que proporcionou a solidificação do conhecimento teórico-prático, incluindo o atendimento a pacientes com necessidades especiais (PNEs). A partir dessa experiência, foi possível observar que as urgências odontológicas são das mais diversas áreas e formas, porém a maioria dos procedimentos realizados envolvem o alívio da dor por meio da intervenção endodôntica. A consulta de urgência proporciona o tratamento inicial de alívio do quadro doloroso ou comprometimento estético e funcional apresentado, exigindo a intervenção de profissionais aptos e com materiais apropriados. Portanto, a aproximação do discente com a realidade do atendimento em urgência, inserindo-o em um espaço de integração teórico-prático ainda na graduação, é de extrema importância para sua formação profissional.
Comissão Organizadora
Congresso Odontologia UEA
Pollyana Moraes Silva
NATALIA DA SILVA MELO
Aline Amazonas Sousa
Maria Clara Cavalcante da Silva
VICTÓRIA DE SOUSA MILON
SHIRLEY MARIA DE ARAÚJO PASSOS
Comissão Científica
Tiago Ribeiro Brandão Bueno
Apollo de Souza Conceição