O programa de monitoria possibilita aos acadêmicos vivenciar o ambiente educacional e experiência pedagógica entre alunos e professores1-3. Desse modo, a participação e a contribuição do aluno-monitor abrangem atividades de apoio didático aos discentes3. O objetivo desse trabalho foi gerar um manual ilustrativo para a especialidade de dentística com instruções dos materiais necessários e sua organização em sequência na mesa clínica, seguindo as etapas clínicas para a confecção de restaurações em resina composta. Esse manual apresenta fotografias e legendas de todos os materiais e sua organização dentro do controle de biossegurança, separando os materiais estéreis e não estéreis, que necessitam ficar na mesa de atendimento. Outro objetivo também foi orientar na montagem das peças clínicas e broqueiros para serem esterilizados. Os alunos iniciantes na disciplina de clínica integrada I apresentavam dificuldades na separação do material e preparação da mesa clínica e acabavam perdendo tempo clínico e desviando sua atenção do procedimento porque interrompia o atendimento para pegar material dentro das diversas caixas organizadoras. O manual de organização auxiliou os alunos na formação de uma visão clínica e sistemática na especialidade de dentística, favorecendo o aprendizado e otimizando o tempo clínico. Portanto, esse modelo de guia de organização dos materiais expressa a importância da atuação do monitor, em conjunto com os professores, na abordagem didática que contribui para a formação e aprendizado na universidade.
Comissão Organizadora
Congresso Odontologia UEA
Pollyana Moraes Silva
NATALIA DA SILVA MELO
Aline Amazonas Sousa
Maria Clara Cavalcante da Silva
VICTÓRIA DE SOUSA MILON
SHIRLEY MARIA DE ARAÚJO PASSOS
Comissão Científica
Tiago Ribeiro Brandão Bueno
Apollo de Souza Conceição