A monitoria discente desempenha um papel fundamental no apoio às atividades de ensino e aprendizagem na graduação, integrando a grade extracurricular da faculdade¹. Ela oferece aos alunos a chance de desenvolver habilidades clínicas e teóricas, aprofundando sua compreensão e prática profissional no atendimento ao paciente²,³. Este relato descreve a importância da autopercepção na monitoria de oclusão como método de aprimoramento de habilidades clínicas, considerando as atividades desempenhadas pelos monitores, como auxílio laboratorial, acompanhamento em aulas e assistência virtual. Após uma roda de conversa entre monitores e coordenadores da disciplina, foram constatadas melhorias nas habilidades dos monitores. A experiência prática com o articulador, instrumento para análise da oclusão, foi destacada como exemplo de desenvolvimento de autoconfiança na manipulação de equipamentos, trazendo conforto e eficiência ao atendimento clínico em disciplinas como estomatologia e prótese. A revisão dos conceitos teóricos também ampliou a compreensão sobre o protocolo de atendimento, diagnóstico e planejamento de casos. O papel do monitor vai além do suporte às atividades curriculares, pois ele atua como um elo entre discentes e docentes, facilitando a comunicação e a interação, o que contribui para um ambiente de aprendizado mais colaborativo. Assim, a monitoria não apenas apoia o desenvolvimento das matérias, mas também enriquece a formação acadêmica de forma mais ampla, promovendo um aprendizado holístico e integrado para todos os envolvidos.
Comissão Organizadora
Congresso Odontologia UEA
Pollyana Moraes Silva
NATALIA DA SILVA MELO
Aline Amazonas Sousa
Maria Clara Cavalcante da Silva
VICTÓRIA DE SOUSA MILON
SHIRLEY MARIA DE ARAÚJO PASSOS
Comissão Científica
Tiago Ribeiro Brandão Bueno
Apollo de Souza Conceição