Introdução: O número de pessoas com diabetes mellitus (DM) vem aumentando ao redor do mundo e, com a pandemia de COVID-19 ficou evidente a importância do uso da tecnologia para oferecer tratamento remoto à esta população. Um grupo de pesquisadores brasileiros desenvolveu um estudo para testar a viabilidade de oferecer as intervenções de um futuro ensaio clínico intitulado Diabetes College Brazil Study de forma remota. Objetivo: descrever o desenvolvimento deste programa remoto de educação e exercício para indivíduos com DM e pré-diabetes, originalmente desenhado para ser entregue presencialmente. Método: este trabalho foi desenvolvido em três etapas: 1) Busca na literatura de estudos com intervenções remotas destinadas às pessoas com DM e pré-diabetes; 2) Adaptações nos programas presenciais de exercício físico e 3) de educação do Diabetes College Brazil Study para serem entregues remotamente. Resultados: foram identificados 3 estudos que potencialmente se assemelhavam ao tema deste trabalho. No entanto, nenhum correspondia de fato a um programa remoto de educação e exercício aplicados a brasileiros com DM e pré-diabetes. As adaptações nas intervenções presenciais de exercício físico e educação do Diabetes College Brazil Study para desenvolver o programa entregue remotamente (com ou sem o uso da internet) foram feitas apenas na forma de entrega das intervenções, mas a base conceitual foi mantida. Foram criados websites e materiais impressos para as intervenções e o acompanhamento semanal dos participantes pela equipe de pesquisadores foi estruturado para ser realizado por telefone ou pelo WhatsApp. Conclusão: o desenvolvimento de um programa remoto de educação e exercício para indivíduos com DM e pré-diabetes no Brasil é de suma relevância para a prática clínica e promoção de mudanças comportamentais favoráveis nestas populações. A comprovação da viabilidade das intervenções contribuirá para o desenvolvimento do ensaio clínico de larga escala no futuro.
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Diretório Acadêmico 13 de outubro
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