Os êxitos e desafios da criação da primeira Liga Acadêmica de Interprofissionalidade na Atenção à Saúde (LAIAS) no Brasil: Relato de Experiência

  • Autor
  • Tamara Rafino de Castro
  • Co-autores
  • Vitória Abraão de Lima , Letícia Sabrina Neves , Karine Pereira Louzada , Diego Marques de Oliveira , Cyntia Pace Schmitz Corrêa
  • Resumo
  • Introdução: O modelo de educação em saúde vigente, pautado, sobretudo, no molde hospitalocêntrico, limita a construção do conhecimento à uniprofissionalidade. Assim, a formação dos profissionais de saúde esbarra na escassez de ferramentas que possibilitem a realização do trabalho em equipe, dificultando a formação de trabalhadores com perfil adequado às necessidades em saúde da população. Mediante a experiência dos membros fundadores no PET-Saúde Interprofissionalidade, surgiu o interesse em perpetuar a prática das competências interprofissionais, dando origem à Liga Acadêmica de Interprofissionalidade na Atenção à Saúde (LAIAS) em outubro de 2021. Objetivos: Relatar a experiência acerca da criação da LAIAS, desde o planejamento à execução das atividades e a percepção dos envolvidos. Método: A construção da Liga foi desenvolvida por 6 acadêmicos de diferentes cursos da saúde e professores tutores no período de 6 meses, qual foi formulado o estatuto, o regimento, o cronograma e o evento que antecedeu a realização do processo seletivo. Resultados: Atualmente a LAIAS conta com 14 ligantes de diferentes cursos da saúde que, inicialmente, passaram por uma capacitação teórica em práticas colaborativas e atualmente estão divididos em campos de prática no Ambulatório de Dor-HU/UFJF, UBS Teixeiras e Secretaria de Saúde-PJF. Conclusão: A Liga tem contribuído para o desenvolvimento das competências colaborativas dos envolvidos no projeto e têm servido de ferramenta para aprofundar o debate acerca dessa temática tanto para os profissionais da rede dos locais de prática contemplados quanto para os envolvidos nas ações da liga. Dentre os desafios encontrados na implantação do projeto, pode-se destacar a estruturação curricular uniprofissional da graduação e cultura de ensino que alimenta a falta de diálogos e interações; A falta de articulação entre a maioria dos responsáveis pelo processo formativo; Baixa capacitação de profissionais da rede no trabalho interprofissional.

  • Palavras-chave
  • Educação Interprofissional, Educação em Saúde, Práticas Interdisciplinares
  • Área Temática
  • Interprofissionalidade
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