Introdução: A telessaúde pode ser definida como um termo genérico que descreve a prestação de serviços de saúde à distância por meio das tecnologias de informação e comunicação. Após o contexto da pandemia, algumas oportunidades para a atuação da telessaúde surgiram ou se intensificaram em suas mais diversificadas formas de contribuição nos campos de prevenção, promoção e assistência à saúde visto sua capacidade de reduzir os riscos de contaminação e a disseminação da doença. Para que os sistemas de telessaúde sejam efetivos, eles devem ser úteis tanto para o usuário quanto para os profissionais de saúde e medir a usabilidade é uma importante forma de melhorar a aplicabilidade do serviço fornecido e minimizar a taxa de erros de utilização. Metodologia: O estudo objetivou avaliar quantitativamente a usabilidade por meio da System Usability Scale sob a ótica dos profissionais de saúde do HU-UFJF, identificar o perfil desses usuários, a plataforma mais utilizada por eles e verificar a existência de correlação entre a idade dos participantes e o score da escala de usabilidade. Resultados: A telessaúde pode ser classificada como uma ferramenta de usabilidade mediana na percepção dos profissionais de saúde do HU-UFJF. O Microsoft Teams e o WhatsApp foram as plataformas mais utilizadas. O perfil dos avaliados foi de profissionais majoritariamente graduados em Fisioterapia e Medicina, a maior parte do gênero feminino, com média de idade de 38,6 ± 8,34 anos, 10 a 20 anos de formação profissional e experiência prévia com uso de tecnologias de informação e comunicação. Conclusão:Não houve associação entre a idade e o score de usabilidade da telessaúde. Não houve associação entre a idade e o score de usabilidade da telessaúde. Não foi possível realizar comparações considerando o gênero e a ocupação dos avaliados.
Comissão Organizadora
Diretório Acadêmico 13 de outubro
Comissão Científica