Usabilidade da Telessaúde: percepção dos profissionais de saúde do Hospital Universitário de Juiz de Fora

  • Autor
  • Lucas Magalhães de Freitas
  • Co-autores
  • Diogo Simões Fonseca , Anna Paula Campos Sarchis , Rosana Gabriella de Vasconcelos Novaes
  • Resumo
  • Introdução: A telessaúde pode ser definida como um termo genérico que descreve a prestação de serviços de saúde à distância por meio das tecnologias de informação e comunicação. Após o contexto da pandemia, algumas oportunidades para a atuação da telessaúde surgiram ou se intensificaram em suas mais diversificadas formas de contribuição nos campos de prevenção, promoção e assistência à saúde visto sua capacidade de reduzir os riscos de contaminação e a disseminação da doença. Para que os sistemas de telessaúde sejam efetivos, eles devem ser úteis tanto para o usuário quanto para os profissionais de saúde e medir a usabilidade é uma importante forma de melhorar a aplicabilidade do serviço fornecido e minimizar a taxa de erros de utilização. MetodologiaO estudo objetivou avaliar quantitativamente a usabilidade por meio da System Usability Scale sob a ótica dos profissionais de saúde do HU-UFJF, identificar o perfil desses usuários, a plataforma mais utilizada por eles e verificar a existência de correlação entre a idade dos participantes e o score da escala de usabilidade. ResultadosA telessaúde pode ser classificada como uma ferramenta de usabilidade mediana na percepção dos profissionais de saúde do HU-UFJF. O Microsoft Teams e o WhatsApp foram as plataformas mais utilizadas. O perfil dos avaliados foi de profissionais majoritariamente graduados em Fisioterapia e Medicina, a maior parte do gênero feminino, com média de idade de 38,6 ± 8,34 anos, 10 a 20 anos de formação profissional e experiência prévia com uso de tecnologias de informação e comunicação. Conclusão:Não houve associação entre a idade e o score de usabilidade da telessaúde. Não houve associação entre a idade e o score de usabilidade da telessaúde. Não foi possível realizar comparações considerando o gênero e a ocupação dos avaliados.

  • Palavras-chave
  • Telessaúde, Design centrado no Usuário, Profissional de saúde.
  • Área Temática
  • Interprofissionalidade
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