O potencial da “Sala de espera infantil’’ como estratégia inovadora de educação em saúde: Relato de experiência

  • Autor
  • Isadora de Freitas Vilete
  • Co-autores
  • Beatriz Bicalho Saraiva , Bruna Carolina Araújo de Souza , Fernanda Bicalho Saraiva , Fernanda de Oliveira Lauria , Jéssica Miranda Carvalho , Marcelli de Souza Vieira , Maria Antônia Santos Henriques da Silveira , Maria Clara de Lima Assis , Rafaela Ramos Anacleto da Silva , Wellerson Honório de Souza , Rayla Amaral Lemos.
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: A "sala de espera" é um espaço valioso para a educação em saúde, mas pode ser desafiador para as crianças, gerando estresse e desconforto. A ausência de ambientes adequados reflete uma assistência focada na doença, não na criança como sujeito de direitos. A criação de “salas de espera infantis” com ambientes lúdicos visa melhorar a experiência das crianças e suas famílias. Este estudo relata a experiência do projeto de extensão “Liga Acadêmica da Primeira Infância” na implementação de momentos educativos e acolhedores nas salas de espera. MÉTODOS: Estudo descritivo-exploratório sobre a condução da "Sala de Espera Infantil" entre outubro de 2023 e maio de 2024. As temáticas abordadas, previamente pactuadas com o serviço local, eram voltadas à saúde e desenvolvimento infantil. As atividades duravam de 20 a 30 minutos, ocorrendo de 4 a 5 vezes por semana, conduzidas por uma equipe interprofissional. RESULTADOS: Foram realizadas 160 "salas de espera", com participação de 5 a 8 crianças, entre 0 e 9 anos, e suas famílias. Temas como higiene do sono, leitura, regulação emocional e uso de telas foram os mais discutidos. As crianças e pais demonstraram interesse, especialmente em atividades em pequenos grupos. Os principais desafios incluíram variação no fluxo de paciente, diversidade etária e ambiente barulhento. DISCUSSÃO: A colaboração entre o serviço e o projeto foi essencial para ajustar as atividades às necessidades da comunidade. O envolvimento das crianças e seus pais fortaleceu o vínculo profissional-paciente e demonstrou ser uma abordagem eficaz para a educação em saúde. Além disso, a experiência proporcionou aprendizado valioso para os acadêmicos. Apesar dos desafios, os benefícios superaram as dificuldades. CONCLUSÃO: As “salas de espera infantis” são estratégias promissoras para a educação em saúde, a formação interprofissional e o cuidado centrado na criança e família, com potencial de fortalecimento da saúde pública e do desenvolvimento infantil.

  • Palavras-chave
  • Salas de Espera, Educação em Saúde, Desenvolvimento Infantil, Crianças, Educação Interprofissional.
  • Área Temática
  • Fisioterapia Pediátrica
Voltar
  • Fisioterapia Musculoesquelética
  • Fisioterapia Neurológica
  • Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular
  • Fisioterapia em Saúde da Mulher
  • Fisioterapia em Saúde do Homem
  • Fisioterapia Esportiva
  • Fisioterapia Pediátrica
  • Fisioterapia Geriátrica
  • Fisioterapia Oncológica
  • Tecnologias em Fisioterapia
  • Educação e Pesquisa em Fisioterapia
  • Atenção primária a saúde

Comissão Organizadora

Diretório Acadêmico 13 de outubro

Comissão Científica


XI Congresso de fisioterapia da UFJF