INTRODUÇÃO: O surgimento da COVID-19 trouxe dúvidas a respeito do impacto da infecção no desenvolvimento de lactentes e crianças acometidas nos primeiros anos de vida, indicando a necessidade de investigação dos desfechos a médio e longo prazo nesta faixa etária. OBJETIVO: Investigar e descrever possíveis alterações no desenvolvimento neurológico, motor, cognitivo ou de linguagem de crianças acometidas pela COVID-19 até os 2 anos de idade e que precisaram ficar hospitalizadas em Juiz de Fora. MÉTODOS: Estudo observacional e prospectivo, com participantes entre 3 a 5 anos, recrutados por meio dos dados da Vigilância Epidemiológica de Juiz de Fora de 2020 a 2022, com 88 potenciais participantes. O processo ocorreu de forma presencial, utilizando os questionários de Comportamento Adaptativo e Socioemocional das Escalas Bayley III, Affordance in the Home Enviroment for Motor Development (AHEMD) na versão 18-42 meses e M-CHAT-R para Despiste Precoce de Autismo. Também foi investigada a presença de condições de saúde crônicas (diabetes, asma, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Paralisia Cerebral(PC),...) e avaliadas capacidades funcionais dos participantes: como equilíbrio, força de membros inferiores e coordenação motora grossa e fina. RESULTADOS: Foram avaliados 10 participantes (11,4% dos casos notificados), cujos resultados mostraram que 100% dos avaliados desenvolveram sequelas permanentes ou condições crônicas de saúde, sendo: PC, TEA, Deficiência Intelectual, Deficiência Visual, Deficiências Múltiplas, Diabetes, Problemas cardíacos ou respiratórios. CONCLUSÕES: A COVID 19 nos primeiros 2 anos de vida parece afetar o desenvolvimento cognitivo, de linguagem e motor a médio e longo prazo. A alta prevalência de alterações no desenvolvimento ou condições crônicas de saúde indicam a necessidade de ampliar os conhecimentos das consequências da COVID 19 nesta faixa etária.
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Diretório Acadêmico 13 de outubro
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XI Congresso de fisioterapia da UFJF