A importância da comunicação nas reuniões clínicas: relato de experiência da LAIAS no ambulatório da dor do HU/UFJF

  • Autor
  • Mariane Emanuella Silva
  • Co-autores
  • Vitória Abraão de Lima , Cyntia Pace Schmitz Corrêa , Ana Carolina Ezequiel Facchin , Analice Ferreira Vinha , Letícia Martins Barbi Ribeiro , Hellen Resende Almeida Silva , Igor Welerson Daldegan , Vitória Kemilly da Rocha Daniel , Lavínia Dutra de Sousa , Gabriela Cunha de Souza , Sabriny Santos Gomes , João Víctor Da Silva Almeida , Yuri Carvalho Machado , Ana Carolina Fonseca da Silva , Ketlyn Campos Oliveira , João Vitor Gonçalves da Silva , Paulo Augusto de Almeida Britto , Gláucia Cópio Vieira , Anna Paula Campos Sarchis
  • Resumo
  • Introdução: A educação interprofissional envolve o aprendizado conjunto de profissionais de diferentes áreas para melhorar a qualidade dos cuidados ao paciente, família e comunidade. Diferente da abordagem isolada, a colaboração interprofissional é mais eficaz na resolução de problemas de saúde. Além disso, uma boa comunicação favorece o cuidado efetivo, o bom relacionamento e a segurança dos pacientes. Na dor crônica, uma abordagem biopsicossocial e interprofissional é essencial para uma assistência mais ampla, melhorando a qualidade de vida e reduzindo o sofrimento dos pacientes. Objetivos: Relatar o treinamento dos ligantes da Liga de Interprofissionalidade na Atenção à Saúde ao atuar no Ambulatório de Dor Crônica do HU/UFJF, participando das reuniões clínicas do serviço. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, analisa vivências nas reuniões do Ambulatório da Dor entre outubro e dezembro de 2023. A participação dos ligantes possibilitou a análise das práticas, desafios e soluções. As informações foram coletadas por meio de rodas de conversa com profissionais de fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social e outros, proporcionando uma visão detalhada da experiência e seus principais pontos. Resultados: A participação da liga do ambulatório multidisciplinar de dor tem gerado resultados positivos para pacientes, profissionais e acadêmicos, ampliando as discussões sobre interprofissionalidade e melhorando o manejo dos casos. Essa abordagem representa um modelo inovador de educação e promove um cuidado de qualidade, fortalecendo a parceria entre ensino e serviço, o que inspira empatia e resiliência no desenvolvimento dos futuros profissionais de saúde. Conclusão: Os membros que participaram do campo de prática interprofissional relataram que a observação direta com os pacientes durante as reuniões foi fundamental para o ensino e a aprendizagem, o que colabora com o desenvolvimento das competências interprofissionais propostas pela liga.

  • Palavras-chave
  • educação interprofissional, dor crônica
  • Área Temática
  • Educação e Pesquisa em Fisioterapia
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