A UTILIZAÇÃO DE MAPAS DIDÁTICOS NO ENSINO DE REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UNIDADE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE CARPINA

  • Autor
  • Raniel Marcelo de Santana
  • Co-autores
  • Luiz Antônio da Silva Lima , Priscila Felix Bastos
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho objetiva explicitar a possibilidade de interação pedagógica do conhecimento geográfico com atividades dinâmicas no contexto da sala de aula, através de experiência vivenciada com alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental em unidade escolar do município de Carpina. A proposta justifica-se pela necessidade de interligar o conhecimento teórico com práticas de ensino-aprendizagem, onde os alunos possam atuar como protagonistas, alinhados ao pensamento de Freire (1983) que aponta que educador e educandos integrados à realidade tornam-se juntos sujeitos dos atos. A dinâmica aplicada em sala de aula foi intermediada em dois momentos: a construção de uma base teórica e a construção de mapas temáticos com materiais dispostos na residência de cada aluno. No primeiro encontro, houve uma explanação das propostas de regionalização do Brasil, onde evidenciou-se em detalhes as particularidades de cada estudo. Subsequentemente, no segundo encontro, os alunos evidenciaram na prática os conceitos aprendidos na aula anterior. Cada aluno trouxe um tipo de grão (milho, feijão, arroz e entre outros) para diferenciar cada região, baseadas nas regionalizações do Brasil, culminando na confecção de mapas temáticos e interativos. A partir da sua execução, a dinâmica resultou em um bom retorno dos estudantes em relação ao aprendizado, à medida que construíam os mapas, os discentes compartilhavam as particularidades de cada proposta de regionalização do Brasil. Além de contribuírem como agentes ativos na construção do conhecimento, os alunos puderam exercitar a cooperação e as relações interpessoais, pelo fato de todos os alunos participarem das etapas de elaboração e finalização dos mapas temáticos. A experiência vivenciada, reitera a necessidade de o docente buscar constantes atualizações nas práticas de ensino, visando romper com o tradicionalismo no campo do processo de ensino-aprendizagem.

     

     

  • Palavras-chave
  • Regionalização do Brasil; Mapas didáticos; Práticas de Ensino.
  • Área Temática
  • ANÁLISE TERRITORIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Voltar
  • ANÁLISE TERRITORIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
  • MONITORAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL
  • ANÁLISE TERRITORIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
  • MONITORAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL

Comissão Organizadora

Ana Regina Marinho
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
Priscila Bastos
Eladyo Juann
Taina Soares

Comissão Científica