A HORTA ESCOLAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA GEO

  • Autor
  • Júlia Vitória Quirino da SILVA
  • Co-autores
  • José Jamesson de Miranda NETO , Risoaldo José da SILVA , Myllena Sonaly de Leite Hora FRAGA , Helena Paula de Barros SILVA
  • Resumo
  •  

    Durante o 4° período do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Pernambuco-Campus Mata Norte, no ano de 2019, foi realizado uma pesquisa intitulada “A Horta na Escola como Prática Educativa e Ferramenta Pedagógica no Ensino de Educação Ambiental”.  O  objetivo dessa pesquisa, foi mostrar a realidade dos pequenos agricultores familiares no município de Timbaúba – PE, através da sensibilização e conhecimento do processo de utilização de matérias orgânicas na produção de alimentos e também visando buscar, estimular e trazer para sala de aula a educação ambiental, ensinando as crianças e os seus familiares meios saudáveis de cultivar uma horta na escola, ou em casa, sem prejudicar o meio ambiente nem a população. Inicialmente, foi realizado uma revisão bibliográfica, em seguida, foram realizadas visitas a feira orgânica do município, para observação e aplicação de questionários. Fizemos entrevistas com os pequenos produtores da feira orgânica para saber quais as formas de cultivar sem prejudicar o meio ambiente. Os produtores relataram que são auxiliados através de cursos preparatórios para aprender a aplicar matérias orgânicas nos processos de produção dos alimentos e assim conseguem produzir e comercializar uma horta saudável.  Assim, a partir das observações e análises dos resultados, constatamos que é possível consumir de forma consciente e saudável, uma vez que na feira existem produtores que cultivam e vendem de forma natural sem o uso de produtos químicos. Através das técnicas ensinadas pelos produtores, foi montada uma horta em uma escola, apresentando aos alunos a importância de usar tais materiais. A horta foi confeccionada com sementes de coentro e mudas de hortelã e  uso de materiais recicláveis, como por exemplo caixas de papelões. A pesquisa apresentou métodos práticos para aulas lúdicas, aliando a teoria com a prática em sala de aula, despertando nos alunos o estímulo pela sustentabilidade, alimentação saudável e o consumo consciente.

  • Palavras-chave
  • Agricultura Familiar; Educação Ambiental; Geografia Horta na escola; Orgânico.
  • Área Temática
  • MONITORAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL
Voltar
  • ANÁLISE TERRITORIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
  • MONITORAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL
  • ANÁLISE TERRITORIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
  • MONITORAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL

Comissão Organizadora

Ana Regina Marinho
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
Priscila Bastos
Eladyo Juann
Taina Soares

Comissão Científica