ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS RURAL E URBANA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM SUA PRÁTICA

  • Autor
  • Juliana Andrade da SILVA
  • Co-autores
  • Ana Regina Marinho Dantas Barboza da Rocha Serafim
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho tem como tema uma análise do ensino de geografia nos espaços rural e urbano, tendo como base os questionamentos sobre desafios e possibilidades para sua prática. A pesquisa foi desenvolvida em escolas rural e urbana do município de Feira Nova, localizada no Agreste Setentrional de Pernambuco. Tem como objetivos, analisar o ensino de Geografia no 6° e 7° ano do Ensino Fundamental nas escolas rural e urbana, de forma a entender seus desafios e propor possibilidades; identificar semelhanças e diferenças no ensino da geografia em ambas as escolas; analisar de que forma se dá o planejamento dos professores, os materiais utilizados e as didáticas empregadas; apontar a partir das observações realizadas, quais os maiores desafios no ensino da Geografia de acordo com o conteúdo ministrado e os respectivos espaços escolares; e propor e ministrar de acordo com o que for analisado, aulas que abordem os conteúdos em questão, de forma a relacioná-los com a realidade dos alunos, contextualizando os conteúdos, tornando assim o conhecimento geográfico mais atraente ao se aproximar do cotidiano. O interesse por esta pesquisa advém da experiência prática nos dois ambientes de ensino, tanto escola urbana quanto rural, e do interesse por entender melhor suas dinâmicas no que diz respeito ao ensino de geografia. Os procedimentos utilizados para o desenvolvimento deste trabalho foram questionários e entrevistas, observação de aulas, assim como proposição e ministração de aulas, trazendo possibilidades para o ensino de geografia associada a realidade dos alunos. Por ser um trabalho em andamento os resultados ainda não foram concluídos, porém de acordo com o desenvolvido até aqui, observaram-se diversas peculiaridades e generalizações em cada um dos ambientes escolares. Portanto, a pesquisa enriquece a compressão das dinâmicas das escolas e os espaços geográficos em que estão inseridas, de forma que levam os alunos a uma visão mais próxima e dinâmica da Geografia.

  • Palavras-chave
  • Ensino de geografia; Rural; Urbano.
  • Área Temática
  • ANÁLISE TERRITORIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Voltar
  • ANÁLISE TERRITORIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
  • MONITORAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL
  • ANÁLISE TERRITORIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
  • MONITORAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL

Comissão Organizadora

Ana Regina Marinho
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
Priscila Bastos
Eladyo Juann
Taina Soares

Comissão Científica