ABORDAGEM DO CONCEITO LUGAR ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE CROQUIS GEOGRÁFICOS

  • Autor
  • Helena Paula de Barros Silva
  • Co-autores
  • Maria Carla Dinis dos PASSOS , Viviane da Silva VASCONCELOS
  • Resumo
  •  

    A geografia tem sua base na compreensão das transformações que ocorrem no planeta Terra, sendo um dos propósitos da geografia escolar encaminhar os discentes ao um olhar crítico do meio que o cerca, tornando-os mais conscientes como cidadão. O conceito de lugar pode aparecer como um espaço que cada indivíduo cria diferentes laços afetivos, quando bem abordado auxilia ao estudante nessa compreensão de mundo, contudo, na maioria das vezes é explicado de forma superficial, com isso, surge a relevância desse trabalho que tem como objetivo principal identificar como os alunos do 6º ano do ensino fundamental II construíram o conceito de lugar, através da elaboração de croquis geográficos em sala de aula. A metodologia aplicada para a pesquisa foi pautada em base qualitativa, se apegando as informações presentes, baseando-se em dados diversos que ocorrem durante o processo de atividades desenvolvidas. Para a construção deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas, em livros e artigos, que por sua vez, deram subsídio acerca do tema debatido.  O desenvolvimento da pesquisa foi baseado na realização de uma oficina, que foi dividida em três etapas: aula expositiva dialogada, confecção de croquis geográficos e apresentação final. Ocorreu com 100% dos discentes da turma do 6º ano “A” do ensino fundamental II de uma escola da rede pública do município de Orobó, Pernambuco. Como resultados, encontramos uma efetiva participação dos discentes durante todo o processo, acontecendo, dessa forma, uma aprendizagem significativa. O trabalho presente demonstrou grande importância para a comunidade escolar, pois proporcionou aos discentes e docentes o conhecimento e uma experiência de aprendizagem com o uso do croqui geográfico e o conceito de lugar. As atividades desenvolvidas proporcionaram uma melhor aprendizagem, em relação aos conteúdos que foram trabalhados na unidade.

     

  • Palavras-chave
  • Educação ambiental; ensino de geografia; poluição
  • Área Temática
  • MONITORAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL
Voltar
  • ANÁLISE TERRITORIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
  • MONITORAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL
  • ANÁLISE TERRITORIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
  • MONITORAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL

Comissão Organizadora

Ana Regina Marinho
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
Priscila Bastos
Eladyo Juann
Taina Soares

Comissão Científica