A ciência geográfica é trabalhada nas escolas em geral de forma teórica, trazendo desinteresse dos alunos pela ciência, na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Por tanto, é essencial que exista uma dinâmica que cause interesse de todos pelo aprendizado. Nesse contexto, técnicas simples de monitoramento ambiental podem ser utilizadas como ferramentas para auxiliar as aulas de Geografia dentro e fora da sala de aula. Essa pesquisa tem objetivo propor técnicas lúdicas para a realização do monitoramento ambiental em sala de aula atribuindo ferramentas que auxiliem o ensino. Desenvolvendo assim, técnicas que verificassem a qualidade do ar através de biomonitoramento passivo; dialogassem sobre a fertilidade do solo com realização de experimento de pH e demonstrassem a importância da cobertura vegetal em relação a temperatura do solo. Como metodologia foram realizadas revisões bibliográficas em livros, textos, artigos, revistas cientificas, além de discursões e práticas no grupo de pesquisa. Após discussões foram elaborados modelos de como trabalhar de forma lúdica essas técnicas, levando em consideração as possíveis temáticas abordadas em sala de aula, além dos processos de aprendizagem. Como resultado foi proposto uma aula dividida em diferentes etapas: na primeira é realizada a análise da qualidade do ar com biomonotoramento com liquens. Na segunda é verificada a influência da cobertura vegetal com auxílio de termômetro digital. E na terceira, a partir de experimentos de pH do solo, discutido a importância da fertilidade. No início da aula, o professor explicaria aos alunos o objetivo de cada experimento e a importância de cada um realizado. Foi concluído que usos das atividades lúdicas auxiliam os professores e alunos no processo de aprendizagem. As técnicas utilizadas pelos professores podem trazer para os alunos maior entendimento/compreensão dos assuntos que são tratados durante o ano letivo e proporcionando assim aplicação dos conceitos.
Comissão Organizadora
Ana Regina Marinho
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
Priscila Bastos
Eladyo Juann
Taina Soares
Comissão Científica