A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA, PERNAMBUCO. UMA METODOLOGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE FOMENTO À INOVAÇÕES SÓCIO-TERRITORIAIS.

  • Autor
  • Vitor Gabriel Moura Firmino da Silva
  • Co-autores
  • Luciana Rachel Coutinho Parente
  • Resumo
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    Esse ensaio tem o intento de abordar a importância da educação patrimonial enquanto ferramenta de auxílio no processo de ensino e aprendizagem sobre as questões de cunho culturais e sobretudo patrimoniais. À medida em que se trabalha com essa ação contínua e sistêmica, busca-se também alternativas de inovações através do olhar geográfico pautadas na sustentabilidade. Em paralelo, reconhece ainda a necessidade da transcendência das barreiras impostas pelo espaço. Isto é, legitima a precisão de ações de extensão que viabilizem o conhecimento produzido na academia ao corpo social. Nesse ínterim, a presente proposta tem como objetivo principal evidenciar a importância do patrimônio enquanto instrumento de alfabetização, pois através dele é permissível não só fazer uma (re)leitura do mundo, como também entender a própria realidade histórica. E enquanto aos objetivos específicos se tem a realização de levantamentos bibliográficos, observações do vínculo entre o corpo social e seus bens e realizações de atividades patrimoniais. No tangente a metodologia, a pesquisa tem como eixo norteador o materialismo histórico que propõe a análise da realidade através da dialética, das contradições. No decorrer das aplicações dessa pesquisa, observou-se que a educação patrimonial tem uma finalidade em si mesma e ela é imprescindível quando se fala em fortalecer o elo com a cultura através dos patrimônios, e, mais ainda, na atuação da salvaguarda desses bens culturais. Paradoxalmente, constatou-se ainda que mesmo vivendo em Nazaré da Mata, alguns munícipes, não reconhecem a importância dos bens culturais patrimoniais. Sendo assim, é necessário, portanto, trabalhar com a transitabilidade da educação patrimonial, seja através de atividades de extensão nas escolas, seja através de recursos audiovisuais, através da produção de conteúdo transmidiático.  

     

  • Palavras-chave
  • Cultura, Patrimônio, Educação, Extensão
  • Área Temática
  • ANÁLISE TERRITORIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
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