Esse ensaio tem o intento de abordar a importância da educação patrimonial enquanto ferramenta de auxílio no processo de ensino e aprendizagem sobre as questões de cunho culturais e sobretudo patrimoniais. À medida em que se trabalha com essa ação contínua e sistêmica, busca-se também alternativas de inovações através do olhar geográfico pautadas na sustentabilidade. Em paralelo, reconhece ainda a necessidade da transcendência das barreiras impostas pelo espaço. Isto é, legitima a precisão de ações de extensão que viabilizem o conhecimento produzido na academia ao corpo social. Nesse ínterim, a presente proposta tem como objetivo principal evidenciar a importância do patrimônio enquanto instrumento de alfabetização, pois através dele é permissível não só fazer uma (re)leitura do mundo, como também entender a própria realidade histórica. E enquanto aos objetivos específicos se tem a realização de levantamentos bibliográficos, observações do vínculo entre o corpo social e seus bens e realizações de atividades patrimoniais. No tangente a metodologia, a pesquisa tem como eixo norteador o materialismo histórico que propõe a análise da realidade através da dialética, das contradições. No decorrer das aplicações dessa pesquisa, observou-se que a educação patrimonial tem uma finalidade em si mesma e ela é imprescindível quando se fala em fortalecer o elo com a cultura através dos patrimônios, e, mais ainda, na atuação da salvaguarda desses bens culturais. Paradoxalmente, constatou-se ainda que mesmo vivendo em Nazaré da Mata, alguns munícipes, não reconhecem a importância dos bens culturais patrimoniais. Sendo assim, é necessário, portanto, trabalhar com a transitabilidade da educação patrimonial, seja através de atividades de extensão nas escolas, seja através de recursos audiovisuais, através da produção de conteúdo transmidiático.
Comissão Organizadora
Ana Regina Marinho
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
Priscila Bastos
Eladyo Juann
Taina Soares
Comissão Científica