Refletir sobre como abordar os conteúdos de Geografia nas turmas da Educação Especial é uma função que requer acima de tudo o uso de metodologias diferenciadas, pois, a ciência geográfica busca que os alunos compreendam os seus conceitos, que são de suma importância para uma maior compreensão do espaço geográfico, porém, em sala de aula ainda é perceptível uma não conexão entre os conceitos chave da Geografia, sendo eles trabalhados de forma individual ou com pouca conexão. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise da realidade de como se dá o ensino da Geografia nas turmas com portadores de necessidades especiais, mais especificamente em como é como é trabalhado um dos conceitos-chave da disciplina, numa turma do 6º Ano do ensino fundamental, e buscar a partir da realidade local favorecer o entendimento do conceito de Lugar e cultura, aproximando os educandos do conhecimento geográfico. Para a elaboração desta pesquisa o método utilizado é o exploratório, com a finalidade de analisar as aulas de Geografia nas turmas de Educação Especial e identificar quais as metodologias utilizadas em sala de aula e como é abordado o conceito de Lugar da Geografia, o estudo tem caráter quali-quanti, com ênfase em estudo documental e analise in loco, sendo necessário cruzamento dos levantamentos obtidos a partir das entrevistas semi-estruturadas com toda pesquisa bibliográfica já feita. Esta pesquisa tem relevância social, ao oferecer à comunidade escolar a oportunidade de conhecer, de forma sistemática, as possibilidades metodológicas existentes no ensino de Geografia para a Educação Especial, quando se trata de um dos seus conceitos chave. Pretende-se levar para sala de aula formas de trabalhar a cultura do município, por meios de oficinas e a atividades didáticas, levando em consideração as especificidades dos estudantes, sendo esta uma forma de potencialização da prática cotidiana e fortalecimento da identidade local em sala de aula.
Comissão Organizadora
Ana Regina Marinho
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
Priscila Bastos
Eladyo Juann
Taina Soares
Comissão Científica