A presente pesquisa objetiva explicitar como o docente de Geografia pode utilizar os recursos meteorológicos para o trabalho do conteúdo dos domínios morfoclimáticos em sala de aula. Metodologicamente, a pesquisa foi executada em unidade escolar de Nazaré da Mata e elaborada em quatro etapas, as quais caracterizaram-se em encontros para com os discentes envolvidos. No primeiro encontro foi feita uma introdução aos domínios morfoclimáticos brasileiros, onde foram destacadas as suas características principais e os fatores climáticos envolvidos neste processo. Subsequentemente, no segundo encontro, o foco se deu em destrinchar as características dos domínios existentes no estado de Pernambuco, onde foi utilizado como mecanismo o próprio âmbito da escola que possibilita a observação nítida dos mares de morro. Após estas duas etapas explicativas, no terceiro encontro foi prezada a discussão da possível interação entre os recursos meteorológicos com o ensino da Geografia, sobretudo nos conteúdos de teor físico. Por fim, no último encontro foi efetuada uma atividade prática onde os discentes identificaram as dinâmicas físico-naturais através dos aplicativos de previsão do tempo. A partir da sua execução, a presente pesquisa resultou em um bom retorno dos estudantes em relação à proposta aplicada pelos autores, o que reitera a ideia da necessidade da renovação docente em sala de aula, visto que os recursos tecnológicos, como os aplicativos de previsão do tempo, estão cada vez mais presente no cotidiano dos indivíduos, e com os alunos esta realidade não se difere.
Comissão Organizadora
Ana Regina Marinho
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
Priscila Bastos
Eladyo Juann
Taina Soares
Comissão Científica