A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA A ANÁLISE DAS DINÂMICAS FÍSICAS DOS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS EM SALA DE AULA

  • Autor
  • Luiz Antônio da Silva Lima
  • Co-autores
  • Raniel Marcelo de Santana , Luciana Rachel Coutinho Parente
  • Resumo
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    A presente pesquisa objetiva explicitar como o docente de Geografia pode utilizar os recursos  meteorológicos para o trabalho do conteúdo dos domínios morfoclimáticos em sala de aula.  Metodologicamente, a pesquisa foi executada em unidade escolar de Nazaré da Mata e  elaborada em quatro etapas, as quais caracterizaram-se em encontros para com os discentes  envolvidos. No primeiro encontro foi feita uma introdução aos domínios morfoclimáticos  brasileiros, onde foram destacadas as suas características principais e os fatores climáticos  envolvidos neste processo. Subsequentemente, no segundo encontro, o foco se deu em  destrinchar as características dos domínios existentes no estado de Pernambuco, onde foi  utilizado como mecanismo o próprio âmbito da escola que possibilita a observação nítida dos  mares de morro. Após estas duas etapas explicativas, no terceiro encontro foi prezada a  discussão da possível interação entre os recursos meteorológicos com o ensino da Geografia,  sobretudo nos conteúdos de teor físico. Por fim, no último encontro foi efetuada uma atividade  prática onde os discentes identificaram as dinâmicas físico-naturais através dos aplicativos de  previsão do tempo. A partir da sua execução, a presente pesquisa resultou em um bom retorno  dos estudantes em relação à proposta aplicada pelos autores, o que reitera a ideia da necessidade  da renovação docente em sala de aula, visto que os recursos tecnológicos, como os aplicativos  de previsão do tempo, estão cada vez mais presente no cotidiano dos indivíduos, e com os  alunos esta realidade não se difere.

     

  • Palavras-chave
  • Tecnologia, Domínios Morfoclimáticos, Ensino de Geografia
  • Área Temática
  • MONITORAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL
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