O trabalho em tela decorre do Programa Residência Pedagógica vinculado ao curso de Geografia da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte. O mesmo fomenta a construção e exposição de materiais didáticos para o Ensino Fundamental II, em uma escola da rede estadual de ensino, localizada no município de Nazaré da Mata, Pernambuco. Nessa perspectiva, tem-se como objetivo alcançar mediante o programa, a promoção de resultados significativos para as aulas de Geografia através da I Exposição Geográfica da instituição. A abordagem ora mencionada, justifica-se por ter uma preocupação com o viés da aprendizagem dos estudantes, a partir da composição de habilidades mediante a prática, atrelada a recursos didáticos. Concomitantemente, fez parte do processo metodológico o olhar empírico sobre a escola campo do programa, sua estrutura física, salas de aulas e alunos. Os procedimentos metodológicos utilizados partiram dos seguintes instrumentos: leituras variadas acerca de temas pertinentes referentes à práxis do ensino, congruentes a temáticas basilares e documentais da escola, como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Em paralelo a isso, através dos conteúdos de Geografia: população, geomorfologia, regionalização e cartografia, fomentou-se a construção de materiais, intuindo contribuir para as aulas da disciplina e consequentemente, para a aprendizagem do alunado. Sendo assim, construiu-se mapas, maquetes, paródias, vídeos, planetário, rosa-dos-ventos e projeção cilíndrica. Vale referir que identificar a relevância do lúdico, através de materiais didáticos na Ciência Geográfica, possibilitou a interação aprofundada da prática frente à teoria. Contribuindo, dessa forma, para a não fragmentação dos conteúdos geográficos.
Comissão Organizadora
Ana Regina Marinho
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
Priscila Bastos
Eladyo Juann
Taina Soares
Comissão Científica