Esta pesquisa objetiva construir novos desafios didáticos, a partir da construção do conhecimento cartográfico nas aulas de Geografia no Ensino Fundamental. A metodologia se ancora na pesquisa qualitativa com as lentes da pesquisa-ação. Assim, este trabalho se justifica por ser a Cartografia fundamental para a compreensão da espacialidade, a partir de uma lógica ligada à coordenação, direção e localização espacial, no ensino de Geografia. Participando do grupo de estudos da Cartografia Escolar, vinculado ao grupo de pesquisa “Desenvolvimento do Espaço, Território e Região” do Departamento de Geografia da UPE (Campus Mata Norte), construímos as teorias que direcionaram a construção de oficinas que foram aplicadas ao ar livre em uma escola rural no município de Carpina-PE e outra no município de Lagoa de Itaenga (PE). Desta forma, a aplicação das oficinas foi realizada em turmas do 6° ano do Ensino Fundamental. Tivemos primeiramente um momento para, ainda em sala de aula, falar sobre a importância de entender a espacialidade, por meio dos pontos cardeais e colaterais e das visões horizontais, verticais e oblíquas, bem como os princípios da lateralidade. Logo após partimos para a aplicação das três oficinas, que fizeram com que os alunos aguçassem a curiosidade na construção dos conteúdos oficinais. Aplicar essas oficinas foi muito salutar enquanto participante do grupo de Estudos, construir de maneira lúdica conteúdos tão importantes da Cartografia Escolar foi uma ótima experiência. Portanto, conclui-se que a abordagem de conteúdos geográficos e cartográficos ao ar livre parece possibilitar construções eficazes, tendo em vista que as práticas ao ar livre são oriundas das teorias construídas ao longo do período das orientações.
Comissão Organizadora
Ana Regina Marinho
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
Priscila Bastos
Eladyo Juann
Taina Soares
Comissão Científica