A Cartografia Social tem se configurado como uma ferramenta importante para o reconhecimento de um grupo social que se apropria do território, se enraíza culturalmente, e que ali constrói a sua identidade, como uma forma de resistência e de inclusão social. Assim, esta pesquisa tem como propósito o despertar cidadão dos discentes das Escolas municipais de Carpina-PE através dos movimentos da construção de mapas sociais, pois leva os sujeitos ao reconhecimento dos seus direitos no território. Dessa maneira, A utilização da cartografia social pode auxiliar os agentes pesquisados na compreensão do passado, presente e prever o futuro do espaço vivido. Desta forma, este trabalho se justifica por apresentar movimentos de construção de mapas colaborativos nas aulas de Geografia nas escolas de Ensino Fundamental no município de Carpina-PE. A problemática norteadora se direciona a busca de movimentos participativos dos alunos no despertar cidadão. Desta forma, a presente investigação está amparada numa perspectiva qualitativa por pontuar a ausência de um número de amostras significativas para tabulações estatísticas e identificação de variações. A cartografia escolar trabalhada nas escolas, visa iniciar os sujeitos no aprendizado dos conteúdos cartográficos; bem como construir o conhecimento na leitura de mapas. Sendo assim, esta pesquisa apresenta movimentos provisórios, pois no grupo de pesquisa estamos construindo teorias que direcionam o estudo da Cartografia Social, bem como planejando a construção de oficinas no sentido de dar competência e habilidades aos alunos no Ensino Fundamental. Por certo, a Geografia auxiliada pela Cartografia, representa os aspectos físicos, ambientais e sociais; cabe analisar e compreender o espaço produzido e em produção pela sociedade.
Comissão Organizadora
Ana Regina Marinho
LUCIANA RACHEL COUTINHO PARENTE
Priscila Bastos
Eladyo Juann
Taina Soares
Comissão Científica